- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Queridos netinhos, a Vovó Lillo está muito feliz em compartilhar com vocês algumas dicas valiosas sobre boas maneiras à mesa. Lembrem-se, essas dicas nos ajudam a conviver melhor com as pessoas e a demonstrar respeito e carinho. Vamos aprender juntos?
Na Hora da Refeição:
- Harmonia à mesa: Todos devemos colaborar para que a refeição transcorra num ambiente agradável durante as refeições. Assim, todos podem aproveitar melhor esse momento de convívio e cada refeição agradável se torna um momento de amor, de encontro entre as pessoas e não apenas uma ocasião de ingerir alimentos.
- Escutando com atenção: Quando alguém estiver falando, é muito gentil escutar com atenção sem interromper quem está falando e demonstrando interesse pelo que está sendo dito, confirmamos na amizade e no amor o respeito pelos outros.
- Dividindo a conversa: A mesa é um espaço para todos conversarem. Vamos dar oportunidade para que cada um possa se expressar.
- Gratidão e gentileza: Vamos agradecer à mamãe e a quem mais prepara nossas refeições com tanto carinho. Pequenos gestos de gratidão fazem toda a diferença.
- Cuidando do espaço: Manter a mesa limpa e organizada demonstra cuidado e respeito pelo ambiente e pelas outras pessoas.
- Organização e respeito: Quando temos convidados em casa, é gentil aguardar que o papai ou a mamãe nos indiquem onde sentar, afinal, ele está com visitas e temos que colaborar para que a visita do papai se sinta bem acolhida. Por isso espere que lhe indiquem seu lugar à mesa.
- Aprendendo a usar os talheres: Crianças a partir de sete anos já podem aprender a usar os talheres corretamente. Vamos praticar juntos?
- Apresentação com carinho: Mesmo em casa, é importante estarmos apresentáveis para as refeições. Uma boa apresentação demonstra respeito por nós mesmos e pelos outros.
- Começando bem o dia: Que tal começar o dia com energia e disposição? Cuidar da higiene pessoal e da organização do quarto nos ajuda a ter um dia mais produtivo e ajudamos a nossa mãe ou empregada a encontrar um quarto mais ordenado porque ela já terá muito que fazer ao limpar o quarto. Se for dia de trocar o lençol, ao invés de arrumar a cama, retire o lençol, as fronhas e o que mais for para lavar e dobre bem dobrado para facilitar quem vai levar essa roupa para a lavanderia.
- Cultivando bons hábitos: É na vida cotidiana que desenvolvemos pela repetição dos nossos atos aquilo que realmente somos, por isso devemos praticar cotidianamente a ordem, a limpeza e a gentileza como naturais em nós.
Para Além da Mesa
- Respondendo a convites com atenção: Ao receber um convite, é educado responder o mais breve possível, confirmando ou agradecendo o convite.
- Visitando amigos e familiares: Após termos participado de uma refeição na casa de alguém, demonstramos gratidão e apreço pela hospitalidade enviando uma flores, ligando, ou mandando uma mensagem eletrônica agradecendo o momento.
- Convidando com carinho: Ao convidar pessoas para nossa casa, pense em algum detalhe especial de carinho e atenção para com aquela pessoa, como por exemplo, oferecer o suco que ela gosta, feito especialmente porque ela gosta. Todo convidado se lembra sempre de quão bem foi tratado em nossa casa e quase nunca da comida servida, por isso saiba a correta prioridade.
- Escrevendo convites com cuidado: Convites mais formais devem ser escritos com a formalidade devida. Se uma festa é informal que tudo seja informal, mas se se trata de organizar uma refeição onde uma autoridade estará presente, por exemplo, é preciso dar maior atenção aos detalhes de formalidade. Por exemplo, se o pároco for almoçar na sua casa, não o sirva na copa, mas na sala de jantar, mesmo que seja "um almocinho em família."
- Recebendo com alegria: Quando recebemos convidados em nossa casa devemos cuidar de guardar em gavetas fechadas à chave todas as queixa, mal humor, tragédias e ressentimenos, afinal, enquanto o convidado estiver em nossa casa, somos responsáveis pela sua felicidade.
- Organizando os lugares com atenção: Pensar na disposição dos convidados à mesa ajuda a criar um ambiente agradável para a conversa.
- Pedindo com educação: Se precisarmos de algo à mesa, pedimos com educação e gentileza e jamais como reizinhos que todos devem servir.
Lembrem-se, meus queridos, boas maneiras são um presente que damos a nós mesmos e às pessoas que convivem conosco. Elas tornam nossos momentos juntos mais agradáveis e harmoniosos. Um beijo carinhoso da Vovó Lillo.
Comentários
Postar um comentário