Plano de Aula: Boas Maneiras no Banheiro

 Plano de Aula: Higiene e Boas Maneiras no Banheiro

Veja aqui toda a informação sobre 
boas maneiras no banheiro

Informações Básicas

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Duração: 2 aulas de 50 minutos

Disciplina: Ciências/Educação para a Saúde

Tema transversal: Saúde e Cidadania


Objetivos de Aprendizagem

1. Conceituais

Compreender a importância da higiene pessoal.

Entender como os hábitos de higiene impactam a saúde coletiva.   

2. Procedimentais

Desenvolver práticas adequadas de uso do banheiro.

Aplicar técnicas corretas de higienização das mãos.   

3. Atitudinais

Valorizar o respeito aos espaços coletivos.

Promover a consciência ambiental.


Materiais Necessários

  1. Cartolinas
  2. Canetinhas
  3. Post-its
  4. Sabonete líquido
  5. Papel toalha
  6. Projetor (se disponível)

Desenvolvimento da Aula

1ª Aula (50 minutos)

Introdução (10 minutos)

Iniciar com uma discussão sobre espaços públicos e privados.

Realizar brainstorming sobre "O que faz um ambiente ser agradável para todos?"

Desenvolvimento (30 minutos)

1. Atividade em Grupos

Dividir a turma em 4 grupos

Cada grupo recebe um tema:

  Grupo 1: "Ações que promovem higiene"

  Grupo 2: "Como economizar recursos"

  Grupo 3: "Respeito ao próximo usuário"

  Grupo 4: "Manutenção e cuidados"

2. Criação de Cartazes

Cada grupo cria um cartaz informativo

Incluir ilustrações e dicas práticas


Fechamento (10 minutos)

Apresentação inicial dos grupos

Preparação para a próxima aula


2ª Aula (50 minutos)


Apresentações (25 minutos)

Cada grupo apresenta seu cartaz

Discussão após cada apresentação


Atividade Prática (15 minutos)

Demonstração prática de lavagem correta das mãos

Discussão sobre economia de água


Avaliação e Fechamento (10 minutos)

Criação coletiva de um "Código de Conduta"

Reflexão sobre aprendizados


Avaliação

Participação nas discussões

Qualidade das apresentações em grupo

Compreensão demonstrada nas atividades práticas


Atividades de Extensão

1. Para Casa

Criar um diário de economia de água por uma semana.

Desenvolver cartazes para os banheiros da escola.


2. Projeto Continuado

Monitoria dos banheiros da escola.

Campanha de conscientização.


Adaptações Possíveis

Para anos iniciais: Incluir mais atividades lúdicas e músicas.

Para anos finais: Adicionar pesquisa sobre doenças transmissíveis.

Para EJA: Focar em aspectos práticos e saúde pública. (1)


Referências

Material do blog "Vida em Sociedade".

Diretrizes de Saúde e Higiene da OMS.

Parâmetros Curriculares Nacionais.


Observações

  1. Manter sensibilidade ao tratar do tema.
  2. Respeitar diferenças culturais.
  3. Enfatizar aspectos positivos e construtivos.
  4. Adaptar para o EJA (1) quando for o caso.

 (1) “Eja” 

Eja significa Educação de Jovens e Adultos. É uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não completaram os estudos na idade convencional. 

A EJA é um programa educacional que atende:

  1. Adultos que não puderam estudar quando crianças
  2. Jovens que precisaram abandonar os estudos
  3. Trabalhadores que desejam retomar sua formação

Quando mencionamos "focar em aspectos práticos e saúde pública" para EJA, significa adaptar o conteúdo considerando:

1. Experiência de vida dos alunos

  1. Muitos já são pais/mães de família
  2. Têm experiência profissional
  3. Possuem conhecimentos práticos do dia a dia

2. Abordagem mais direta

  1. Relacionar com situações do trabalho
  2. Conectar com a vida familiar
  3. Focar em benefícios práticos e imediatos

3. Ênfase em saúde pública

  1. Como os hábitos impactam a família
  2. Economia doméstica (água, produtos de limpeza)
  3. Prevenção de doenças no ambiente de trabalho

4. Aspectos sociais

  1. Responsabilidade coletiva
  2. Cidadania
  3. Direitos e deveres em espaços públicos

Por isso, ao adaptar o plano de aula para EJA, focamos em aspectos que fazem sentido para a realidade desses alunos, valorizando sua experiência e proporcionando conhecimentos que podem ser imediatamente aplicados em suas vidas.


Comentários