Plano de Aula: Higiene e Boas Maneiras no Banheiro
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| Veja aqui toda a informação sobre boas maneiras no banheiro |
Informações Básicas
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Disciplina: Ciências/Educação para a Saúde
Tema transversal: Saúde e Cidadania
Objetivos de Aprendizagem
1. Conceituais
Compreender a importância da higiene pessoal.
Entender como os hábitos de higiene impactam a saúde coletiva.
2. Procedimentais
Desenvolver práticas adequadas de uso do banheiro.
Aplicar técnicas corretas de higienização das mãos.
3. Atitudinais
Valorizar o respeito aos espaços coletivos.
Promover a consciência ambiental.
Materiais Necessários
- Cartolinas
- Canetinhas
- Post-its
- Sabonete líquido
- Papel toalha
- Projetor (se disponível)
Desenvolvimento da Aula
1ª Aula (50 minutos)
Introdução (10 minutos)
Iniciar com uma discussão sobre espaços públicos e privados.
Realizar brainstorming sobre "O que faz um ambiente ser agradável para todos?"
Desenvolvimento (30 minutos)
1. Atividade em Grupos
Dividir a turma em 4 grupos
Cada grupo recebe um tema:
Grupo 1: "Ações que promovem higiene"
Grupo 2: "Como economizar recursos"
Grupo 3: "Respeito ao próximo usuário"
Grupo 4: "Manutenção e cuidados"
2. Criação de Cartazes
Cada grupo cria um cartaz informativo
Incluir ilustrações e dicas práticas
Fechamento (10 minutos)
Apresentação inicial dos grupos
Preparação para a próxima aula
2ª Aula (50 minutos)
Apresentações (25 minutos)
Cada grupo apresenta seu cartaz
Discussão após cada apresentação
Atividade Prática (15 minutos)
Demonstração prática de lavagem correta das mãos
Discussão sobre economia de água
Avaliação e Fechamento (10 minutos)
Criação coletiva de um "Código de Conduta"
Reflexão sobre aprendizados
Avaliação
Participação nas discussões
Qualidade das apresentações em grupo
Compreensão demonstrada nas atividades práticas
Atividades de Extensão
1. Para Casa
Criar um diário de economia de água por uma semana.
Desenvolver cartazes para os banheiros da escola.
2. Projeto Continuado
Monitoria dos banheiros da escola.
Campanha de conscientização.
Adaptações Possíveis
Para anos iniciais: Incluir mais atividades lúdicas e músicas.
Para anos finais: Adicionar pesquisa sobre doenças transmissíveis.
Para EJA: Focar em aspectos práticos e saúde pública. (1)
Referências
Material do blog "Vida em Sociedade".
Diretrizes de Saúde e Higiene da OMS.
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Observações
- Manter sensibilidade ao tratar do tema.
- Respeitar diferenças culturais.
- Enfatizar aspectos positivos e construtivos.
- Adaptar para o EJA (1) quando for o caso.
(1) “Eja”
Eja significa Educação de Jovens e Adultos. É uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não completaram os estudos na idade convencional.
A EJA é um programa educacional que atende:
- Adultos que não puderam estudar quando crianças
- Jovens que precisaram abandonar os estudos
- Trabalhadores que desejam retomar sua formação
Quando mencionamos "focar em aspectos práticos e saúde pública" para EJA, significa adaptar o conteúdo considerando:
1. Experiência de vida dos alunos
- Muitos já são pais/mães de família
- Têm experiência profissional
- Possuem conhecimentos práticos do dia a dia
2. Abordagem mais direta
- Relacionar com situações do trabalho
- Conectar com a vida familiar
- Focar em benefícios práticos e imediatos
3. Ênfase em saúde pública
- Como os hábitos impactam a família
- Economia doméstica (água, produtos de limpeza)
- Prevenção de doenças no ambiente de trabalho
4. Aspectos sociais
- Responsabilidade coletiva
- Cidadania
- Direitos e deveres em espaços públicos
Por isso, ao adaptar o plano de aula para EJA, focamos em aspectos que fazem sentido para a realidade desses alunos, valorizando sua experiência e proporcionando conhecimentos que podem ser imediatamente aplicados em suas vidas.

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