Boas Maneiras: Comportamento e Postura à Mesa


Vovô Xuxu, hoje tenho meu primeiro almoço de negócios", disse Pedro. Vovô Xuxu sorriu com cumplicidade: "Você já é muito educado porque todos os dias praticamos as boas maneiras à mesa aqui em casa. Mas vamos repassar algumas ideias básicas.

Boas Maneiras à Mesa: Como Comportar-se Durante as Refeições

  1. Não anuncie o seu atraso, se chegar atrasado sente-se sem chamar atenção e seja muito discreto. Oportunamente você poderá explicar ao anfitrião a razão do seu atraso. Mas se já estão todos sentados e conversando, não interrompa com suas desculpas.
  2. Esteja consciente de suas emoções para mantê-las sobre controle. O apetite é um forte instinto e se somado a um ego inflado, podemos perder a postura discreta, cordial, e amável da pessoa educada.
  3. Evite bocejar à mesa e se tiver que bocejar, faça-o discretamente e cubra a boca com o guardanapo.
  4. Evite fazer comentários negativos sobre o prato ou o cardápio como forma de se exaltar. Se algo não estiver conforme o esperado, chame discretamente a pessoa responsável para resolver a situação, de modo a não prejudicar o ambiente e a alegria dos demais.
  5. Mantenha-se atento e não interrompa conversas, e se necessário, peça licença antes de interromper.
  6. Evite mostrar desinteresse pelas opiniões alheias e não faça piadas de mau gosto.
  7. Fale em tom moderado, evitando exageros ou conversas altas que incomodem outras mesas.
  8. Não anuncie que vai ao banheiro. Apenas peça licença e vá. Não convide outros, não fale o que vai fazer no banheiro.
  9. Não coma nem rápido demais nem devagar de mais, mas acompanhe o ritmo geral da refeição. Quando se está comendo junto com outras pessoas procuramos acompanhá-las seguindo um ritmo comum., comer rapidamente ou lentamente demais.
  10. Não fale de assuntos íntimos, queixas, vulgaridades e tragédias à mesa. Isto também vale em almoços de negócios. Se precisar falar de algo difícil procure ser positivo.
  11. Não demostre impaciência quando não for servido imediatamente.
  12. Não se deve mostrar desatenção às necessidades dos outros: passe o sal, ajude alguém a decidir que prato escolher, ou a enxergar o que diz o cardápio, etc.



Comentários