Boas Maneiras/ Virtudes / Cristianismo / Série Malum
Apetite e Saúde
O apetite natural é a maior autoridade em questões de dieta, guiando nossas escolhas alimentares para promover saúde e bem-estar. Assim como plantas e animais selecionam o que precisam, um apetite saudável deve orientar nossas refeições não só sobre o que comer, mas também sobre a quantidade e a qualidade do que comer. Evite comer sem apetite, de qualquer jeito, produtos industrializados, comer a toda hora, pois isso pode transformar a comida em veneno.
Faça
Confie no seu apetite natural para orientá-lo nas escolhas alimentares.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Mantenha a ventilação adequada nos ambientes, especialmente no quarto.
Pratique exercícios ao ar livre por quatro a cinco horas por dia.
Realize exercícios de forma moderada, respeitando seus limites.
Corrija hábitos desagradáveis que podem prejudicar você e os outros.
Respire profundamente e busque ar puro para melhorar sua saúde.
Prefira as frutas e legumes da estação.
Não Faça
Não se deixe levar pela gula, por comer para compensações emocionais, pelo mau gosto ou por amigos de más intenções que o querem ver comer até com sujeira, de qualquer jeito, ou com misturas indevidas.
Não subestime a importância de uma boa mastigação.
Não mantenha hábitos prejudiciais que afetem sua saúde.
Não esqueça de considerar fatores como idade, sexo e clima nas suas escolhas alimentares.
Não consuma produtos trangênicos, de um modo de produção industrializado que prejudica o meio ambiente ou é abusivo contra os animais.
Não faça da comida o centro das suas atenções: festeje com boa comida, mas mantenha o foco no aniversariante, confraternize com os amigos, mas não fique falando de comida como forma de conversa. Vá ao cinema, ao jogo, veja filmes em casa, sem associá-los a consumo excessivo de comidas, doces. Capriche na ceia de Natal, mas não perca o foco de que no Natal se comemora a vinda do Amor na sua casa e não de uma ave de Natal. Prefira as pessoas, os encontros, a troca de almas, o alimento é secundário. A sociedade de consumo tem feito as pessoas ficarem obesas por excesso de preocupação com comida.
Ps.: Meus queridos netinhos, não é só do nosso apetite que devemos estar conscientes. Também devemos prestar atenção àquelas sensações que parecem nos avisar de que algo está errado, que alguém não está fazendo a coisa certa, ou de que um determinado comportamento é mau. Pode ser que seja só uma sensação e analisando a gente perceba que não se trata de uma coisa ruim. Mas precisamos estar sintonizados não só com o nosso apetite, que nos ajuda a escolher o quê e quanto comer, mas também com todas essas sensações e sentimentos do nosso corpo, porque elas são como que amiguinhos dizendo: " - Nossa que feio o que essa menina está falando...", por exemplo. Preste atenção, não ignore aquele frio na barriguinha, aquela desconfiança quanto a entrar num lugar escuro e mal encarado, ou com aquele coleguinha que conta vantagem de coisas ruins ou desonestas que quer fazer. É importante avaliar essas sensações, talvez com a ajuda do papai ou da mamãe ou de um bom amigo ou do sacerdote, para ver se aquela pessoa, aquela desconfiança, aquele comportamento pode nos fazer mal ou não.
Comentários
Postar um comentário