Espere que o empregado ou o garçom ofereça xerez; não se adiante sugerindo ou pedindo café, licor ou sobremesa. O convidado deve respeitar o ritmo da refeição planejado pelo anfitrião, que pode ser quem convida em casa, paga a conta no restaurante, ou a pessoa mais velha, de maior cerimônia ou autoridade.
Num almoço em família, respeite o ritmo estabelecido pelo pai, que normalmente é quem se dirige ao garçom para iniciar os pedidos. Depois, maiores detalhes podem ser dados pelos vários comensais. Um filho não deve chamar o garçom para pedir para servir a sobremesa, por exemplo, nem os comensais devem ficar muito soltos, cada um fazendo o que quer.
No ambiente de trabalho, se estão almoçando juntos, colegas não devem comer cada um no seu ritmo, mas considerar o ritmo de todos. Esse respeito vale também para quando cada um paga o seu no restaurante. Ou seja, não determine que já está na hora de pedir a sobremesa se ainda tem gente comendo a comida de sal ou sem perguntar e ouvir se todos já querem pedir a sobremesa. As sugestões de partir para o café ou para a sobremesa devem buscar primeiro o consenso entre todos os comensais antes de que se solicite ao garçom o próximo curso da refeição.
Comemos juntos e, portanto, compartilhamos os diversos momentos da refeição. Não é uma questão de servir-se quando quiser ou de dirigir-se diretamente ao garçom para fazer os próprios pedidos, como se estivesse comendo sozinho. É importante aguardar até que todos se decidam, coloquem as bolsas nas cadeiras e tenham as primeiras conversas.
Conversar um pouco ao iniciar a refeição, enquanto se pedem as bebidas e se solicita o cardápio, e mais um momento para discutir o que será pedido, ajudam a criar um clima de cordialidade na refeição. Demonstrar interesse pelo que os outros vão pedir, aceitar e fazer sugestões, e ajudar alguém a se decidir faz parte da cortesia. Tudo isso contribui para criar o envolvimento na refeição.
Principalmente em restaurantes a quilo, não saia para fazer seu prato antes que todos tenham se sentado, pedido suas bebidas e, de comum acordo, decidido então ir ao bufê. Não se vai ao restaurante apenas para comer, mas para compartilhar o momento. A comida é apenas uma desculpa para esse compartilhamento, por isso é importante promover de comum acordo a sequência da refeição em conjunto. Quem não gosta de comer assim deve comer só no single bar.
Outros Pontos Práticos de Etiqueta à Mesa
- Respeite o ritmo da refeição e a preparação feita pelo anfitrião.
- Sirva mais vinho no momento adequado ou conforme instruído.
- Evite fazer os garçons esperarem.
- Mantenha as mãos abaixo da mesa, exceto para comer ou cortar.
- Mastigue os alimentos em silêncio e evite falar de boca cheia.
- Não comece a comer antes de todos.
- Não seja rude com os servos; peça itens educadamente.
- Evite insistir em oferecer bebidas alcoólicas e não force ninguém a beber.
- Não limpe a testa com o guardanapo.
- Mastigue de forma suave e não faça barulho.
- Não repita a sopa.
- Use um garfo para comer peixe, não uma faca.
- Sirva sobremesas sempre com garfo e colher; não sirva pudins, tortas com caldas ou sobremesas macias apenas com colher, exceto para crianças.
- Sente-se ereto e evite inclinar-se excessivamente para frente ou para trás.
- Use um garfo para cortar itens que não requerem faca, como legumes.
- Espere que a sopa seja servida para todos antes de começar a tomá-la.
- Evite fazer barulho enquanto toma a sopa ou qualquer alimento.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário