- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Certamente já nos deparamos com pessoas cujas boas maneiras se destacam de uma tal maneira que queremos ser como elas. Ficamos encantados, mas muitas vezes não conseguimos identificar exatamente o que é que nos impressiona tanto. O encantamento é tão forte que podemos até começar a imitar os trejeitos dessa pessoa ou seus gostos na busca pelo charme que elas emanam.
Qual é o segredo dessas pessoas? O que as torna tão favoráveis aos nossos olhos? Vejamos algumas dicas para melhorar ainda mais as suas boas maneiras e ser você mesmo essa pessoa encantadora!
Segredinho de uma Educação Nobre: Amor ao Silêncio Oportuno
A pessoa refinada prefere comunicar o que é benéfico para os outros e para si mesma, evitando frivolidades, não comentando tudo que lhe vem à mente, e não opinando sobre tudo. Um dos seus segredos está no amor ao silêncio oportuno. Ela mantém um controle sobre a língua, escolhendo cuidadosamente o que, quando e com quem falar sobre determinados assuntos. Prioriza sempre temas nobres, contribuindo com insights úteis e edificantes. Esse controle é verdadeiramente uma prova de educação e realeza.
Observe o que anima o seu coração e perceba como é o seu modo de falar. É constante, abrangendo tudo, sem moderação, sem considerar o lugar ou tipo de interlocutor? Ou é superficial, fútil, inapropriado, descontrolado ou vulgar? Ou talvez seja doce, amigável, tranquilo, edificante, alegre, oportuno, refinado, etc.
Lembre-se: a boca fala do que o coração está cheio. Assim, um dos segredinhos da pessoa bem educada e de boas maneiras é saber falar visando o bem dos outros e não de si mesma, evitando futilidades, desconsiderações e promovendo o respeito mútuo.
Tópicos Úteis
1. Escolha cuidadosamente os assuntos para que sejam apropriados ao local, às pessoas e ao evento social.
3. Faça contribuições nobres e edificantes.
4. Observe seu próprio modo de falar: é ansioso, afoito, busca a si mesmo em tudo, é indiferente, crítico ou despreza os outros?
5. Desenvolva uma consciente preocupação pelo bem dos outros para sempre priorizar temas benéficos.
6. Evite futilidades, queixas, mentiras e tudo que é em si mesmo mau nos temas das suas conversas.
7. Mesmo em transações comerciais, não ignore o fato que está lidando com um ser humano e portanto ele é digno de consideração e atenção que são basicamente demonstrados com atitudes de cortesia como agradecer, valorizar, etc.
8. Depois de aprender a observar os outros e controlar os próprios impulsos, talvez seja possível acrescentar uma valorização do lado emocional da relação. Em vez de simplesmente agradecer com um 'Obrigado, Maria, pelo presente. É muito bonito.", considere adicionar ao seu agradecimento um comentário que demonstre apreciação pela outra pessoa, mostrando que você a reconhece verdadeiramente. 'Obrigado, Maria, pelo presente. É muito bonito, vou usá-lo sempre e me lembrarei de você e do seu carinho. Seu bom gosto e suas escolhas são incríveis!
Comentários
Postar um comentário