![]() |
Taças de Champanhe |
No cenário das interações sociais, a etiqueta desempenha um papel crucial para manter relações amistosas e eventos bem-sucedidos. Nesta postagem apresentamos algumas dicas que os convidados devem seguir para garantir uma presença agradável e contribuir para o êxito das celebrações.
- Se for convidado para almoçar com colegas de trabalho responda prontamente e seja pontual e cumpra com sua palavra de que irá e vá. Lembre-se de que podem estar contanto com você para dividir a despesa de algum homenageado, ou por contar com sua presença para animar o grupo, etc. Se não puder ir avise e com antecedência.
- Quando a anfitriã estiver pronta para se sentar à mesa, o homem à sua esquerda ou à sua direita puxará a cadeira para a anfitriã se sentar.
- Chegar atrasado já é uma indelicadeza mas querer fazer disso assunto a que todos devem que prestar atenção é o cúmulo do descabimento. Seja discreto e apresente suas desculpas a anfitriã que não se levanta apenas diz algo como “- Não se incomode sei que você preferia que nós começássemos”. Se for uma retardatária o anfitrião se ergue e a cumprimenta e a leva ao seu lugar e puxa a cadeira para ela.
- A título de referência pode-se começar a ir embora cerca de 40 minutos após terem saído da sala de jantar. Não abuse ficando até mais tarde. Não ofereça mais bebida como forma de indicar que o jantar já se encerrou para aqueles retardatários que não vão embora.
- Se alguém abusou da bebida deve-se impedir que dirija.
- Como convidado é sua obrigação – inegociável – contribuir para o sucesso da festa.
- Não deixe nunca de responder a um convite. Comece já cooperando e ligando para o número do R.S.V.P, etc.
- Se você recebeu um convite formal por escrito mas acha que sua amiga íntima iria chatear-se pela sua ausência ligue e explique porque não pode ir. Os convites por carta e oficiais devem ser respondidos por escrito confirmando ou não a presença. A resposta deve ser dada em no máximo dois dias após o recebimento do convite.
- Como devemos ir apropriadamente vestidos a todas as circunstâncias da Vida em Sociedade não hesite em perguntar quanto a formalidade da roupa a ser usada no evento a que está sendo convidada.
- Num jantar formal não pergunte se pode levar mais alguém, deixe a anfitriã perguntar se quer levar alguém.
- Se você estiver hospedando alguém quando for convidada para uma festa ou jantar não peça para leva-los à festa. A menos que a dona da festa os conheça e por iniciativa própria estenda o convite para os seus hóspedes, não insista. Se você foi assim convidado não deixe de escrever depois agradecendo o convite e comentando quanto gostou da festa.
- Se vocês como casais foram convidados mas um dos dois não pode ir, não deixe de informar a anfitriã e que deverá dizer: “- Venha assim mesmo.” Ou “- Bem, talvez possamos nos reunir numa outra ocasião.”
- Nunca troque um convite já aceito por outro que lhe pareça mais importante. É oportunismo e desconsideração com quem já está contando com você que mais cedo ou mais tarde se sabe e fica fazendo parte de quem você é para os outros.
- Se você se desembaraçou do que o impedia de ir a um jantar não se encabule de ligar para dizer que pode ir a festa. Nem se zangue se a pessoa tiver lugares marcados e já estiverem todos preenchidos. Mas convite, recusa e consulta tem que ocorrer tudo num prazo máximo de dois dias, às vésperas de evento não se ofereça mais para ir.
- Caso você na última hora tenha um contratempo e realmente não possa ir ao jantar ou festa, ligue e avise. Fale direto com a anfitriã, peça desculpas e envie flores.
- Deixe a sua anfitriã saber se você tem restrições de dieta. Não para que ela ajuste seu cardápio de forma impositiva à sua dieta, mas para que ela compreenda porque certos pratos você não está comendo. Seja muito discreta. Se for o caso faça um lanche em casa e na festa só coma o que lhe é permitido com muita naturalidade sem querer destacar-se ou anunciar suas restrições alimentares sejam elas por motivo médico, religioso ou de simples dieta. Como anfitriã você já estará cuidando para que o cardápio ofereça as melhores opções conforme o clima, a ocasião, os costumes a idade, o gosto e o orçamento disponível. Colabora sem fazer exigências pessoais demais.
- O convidado de honra deve ser o primeiro a chegar.
- De uma vez por todas: o horário para chegar aos coquetéis e festas é no máximo até 20 minutos depois da hora marcada. No máximo.
- Nunca deixe de agradecer o convite, quer você vá ou não. Mas se você tiver ido é muito importante que agradeça. Depois daquele trabalho todo um cartãozinho ou e-mail de agradecimento é muito bom.
- Provavelmente a anfitriã estará na porta esperando pelos convidados. Se não estiver procure-a primeiro para cumprimentá-la antes de servir-se, mesmo que o garçom lhe ofereça uma bebida.
- Quando passarem os salgadinhos tire um de cada vez, com o uso do guardanapo e não três de cada vez. Para evitar certos exageros comer antes de uma festa, para quem não está acostumado a se controlar, pode ser uma boa providência. Devemos procurar conversar com todos. Patotinhas de profissionais, de adolescentes ou de idosos que só falam de seus assuntos em plena festa podem parecer ofensivos e excludentes aos demais convidados.
- Nós devemos retribuir os almoços e eventos sociais a que somos convidados. Mas convidar para casamento não é retribuição a almoço e festas a que fomos convidados. Caso não deseje ser convidado outra vez, não dê uma desculpa muito detalhada para não ir ao evento apenas diga que tem nessa data outro compromisso, a pessoa vai entender e não voltará a convidar.
- No jantar formal, diferentemente de um jantar informal as bebidas fazem parte integrante da refeição não devendo os drinques consumidos no coquetel serem levados para a mesa de jantar.
Comentários
Postar um comentário