Como Ensinar Boas Maneiras a Jovens

COMO ENSINAR BOAS MANEIRAS AOS JOVENS

Mais do que ensinar fórmulas de comportamento, queremos que os jovens saibam interagir com sucesso e felicidade na vida em sociedade e para isso é muito útil que aprendam boas maneiras.

1. O SENTIDO (Fundamento)

A Felicidade e o Convívio

As boas maneiras dão aos jovens elementos claros para ajudá-los a serem felizes com os outros, tanto em família como na vida social e profissional. Afinal, o que os pais e educadores desejam é que, através de uma boa educação, o jovem desenvolva seus dons e talentos e que saiba relacionar-se com os demais de modo profícuo. E para que isto aconteça é preciso ensinar boas maneiras e valores humanos. 

 O projeto Vida em Sociedade abrange quatro pilares complementares para ajuda na formação humana dos jovens: Blog Boas ManeirasBlog VirtudesBlog Doutrina CatólicaBlog Malum.

2. A VIRTUDE (Postura e Caráter)

A Escada para o Amor

Saber amar é o primeiro passo para ser feliz. E para saber amar é preciso aprender em casa a desenvolver competências que são como a "escada para o amor": a humildade para valorizar a si e aos outros, a ordem para render o tempo, etc.

O ensino deve estar voltado para desenvolver a empatia: lembre-se sempre de usar expressões como "como você se sentiria se alguém dissesse isso a você?" para que ele avalie o impacto do seu comportamento sobre os outros.

Cuidado com o exemplo negativo: familiares que vivem de queixas, críticas e invejas criam filhos que crescem murmurando e esnobando. Isso é maléfico para todos.

A Força do Exemplo

Ensine atitudes positivas principalmente pelo seu exemplo: ouvir com atenção, ter abertura cultural, ter orgulho de sua família, valorizar os amigos, querer prestar um serviço digno e saber rezar. O jovem bem-educado é rico em bons costumes porque viu coisas boas em casa.

3. AS BOAS MANEIRAS (A Prática de Ensinar)

Não Aceite como "Natural" o que é Moralmente Ruim

Não aceite comportamentos discriminatórios, violentos, irresponsáveis, desordeiros ou egoístas como se fossem "naturais" da idade ou incorrigíveis. Egos monstruosos desesperados por atenção, ávidos de guloseimas e impacientes são sinais de um jovem mal-educado, não de um jovem "moderno".

Não se intimide frente às reclamações e resistências dos filhos. Não espere demais, mas também não aceite comportamentos compulsivos ou manhosos.

A Arte da Correção (Insistência)

Sobre estes temas, jamais "jogue a toalha". Não se omita de ensinar porque "não aguenta mais repetir". O sinônimo de educar é repetir.

Mas atenção: a maneira como você fala é quase mais importante do que o que fala. Se você jogar todo o peso da autoridade para zombar dele, só conseguirá feri-lo e afastá-lo, levando-o a mentir. Corrija com firmeza, mas sem ferir a dignidade.

Novidade da Editora Vida em Sociedade

O Tesouro de São Judas Tadeu Candidato ao Prêmio Kindle


Colecione os livrinhos da Série Malum e saiba reconhecer e evitar o Mal

Comentários