A ARTE DA CONVIVÊNCIA E A AMABILIDADE

Neto beixando carinhosamente avós


A ARTE DA CONVIVÊNCIA E A AMABILIDADE

A santidade está no silêncio de um sorriso cansado ou na delicadeza de não bater uma porta por uma consciência egoísta centrada demais em si mesma. Viver bem com os outros é um questão de viver a caridade nos detalhes do dia a dia.
1. DA FONTE DAS BOAS MANEIRAS

A convivência cristã o deve ser o reflexo do mandamento "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Jesus conviveu conosco e nos deu o exemplo de como devemos agir ao por exemplo, suportar as limitações dos apóstolos com paciência infinita.
A fonte das boas maneiras deve ser sempre a Caridade Cristã. O cristão deve compreender que cada pessoa e circunstância da sua vida — seja no lar ou no trabalho — é uma oportunidade confiada por Deus para que santifiquemos o mundo com o amor e as virtudes que desenvolvemos. Portanto, tornar a vida do outro mais leve não é apenas 'educação', é um ato de Cireneu: ajudamos o próximo a carregar sua cruz diária, quando removemos as pedras do mau humor, da desordem e da impaciência, para que ele possa caminhar com mais alegria rumo ao Céu.
2. DAS VIRTUDES CORRELATAS

A base moral da convivência é a Afabilidade (virtude social de ser agradável) e a Humildade:

Espírito de Serviço: A disposição interior de ser útil. O orgulhoso quer ser servido; o virtuoso antecipa necessidades.

Paciência e Longanimidade: A força interior para suportar os defeitos alheios sem queixas e para esperar o tempo do outro. Entender que nem tudo precisa ser corrigido ou comentado é sinal de grande domínio próprio.

Bom Humor: A virtude de temperar a vida com leveza, evitando que a seriedade se torne amargura ou que a tristeza pessoal contamine o ambiente comum.
3. DAS REGRAS DE BOAS MANEIRAS

A técnica da convivência reside em "ser uma presença leve". O cristão educado é aquele cuja ausência é sentida, e não aquele cuja presença é um peso.
3.1. Boas Maneiras Pessoais (Autocontrole)

Ajuste de Hábitos: O indivíduo deve observar-se constantemente para eliminar manias que incomodam (ruídos, tiques, desorganização). Ajustar a própria conduta para não irritar o irmão é um ato de mortificação e amor.

Controle do Humor: Evitar reclamar à toa. Reconhecer dificuldades é lícito, mas fazer delas um fardo para os outros é falta de educação. O cristão cultiva a serenidade e o sorriso, mesmo nos momentos difíceis, para não turvar a paz do lar.

Evitar a Imposição: Não tentar impor sua visão ou exigir que todos façam as coisas do seu jeito. Acolher as diferenças de ritmo e modo de ser com serenidade é fina educação.
3.2. Boas Maneiras para com o Próximo (Delicadeza)

Facilitador da Vida: A regra de ouro é: antecipe necessidades e não crie dificuldades. Se pode ajudar, ajude; se não pode, não atrapalhe.

Escuta Atenta: Ouvir sem interromper, sem pressa e sem julgamentos precipitados. Dar espaço para o outro se expressar é um presente raro e valioso.

Perdão Generoso: É o ato de minimizar os erros alheios e saber relevar quando alguém falha, preferindo manter a paz a ter razão. A pessoa educada desculpa prontamente e cultiva um entendimento que beneficia o outro. Por exemplo: ao passar por alguém que não respondeu ao seu cumprimento, ela pensa: "Ela não falou comigo porque não me viu ou está preocupada", e não "Ela me esnobou porque é metida".Veja aqui o que é Entendimento Distorcido.

Pequenos Serviços: A caridade se materializa em segurar uma porta, passar um recado bem tomado, recolher o que caiu ou oferecer um copo d'água. São liturgias domésticas de afeto.
3.3. Boas Maneiras em Relação ao Evento/Ambiente (Ordem e Respeito)

Zelo pelo Espaço Comum: Quem convive bem, "passa sem deixar rastros negativos". Recolhe o que sujou, organiza seus pertences e não deixa a bagunça para outro resolver.

Poluição Sonora: Atenção ao volume da voz e dos aparelhos eletrônicos. O respeito ao silêncio e ao descanso alheio é fundamental para a harmonia do ambiente.

Atmosfera: Contribuir ativamente para que o ambiente seja agradável, conversando com leveza e evitando temas polêmicos em momentos de descanso ou refeição.

Colecione os livrinhos da Série Malum e saiba reconhecer e evitar o Mal

Comentários