Subordinados: Boas Maneiras com Subordinados

Boas Maneiras com Subordinados: Exerça uma Liderança

Respeitosa e Responsável

Uma liderança eficaz alia firmeza na exigência para um trabalho bem feito ao respeito pelo empregado como pessoa. Considerar aqueles que estão ao nosso serviço significa reconhecer sua dignidade, evitar ofendê-los, abusar ou explorá-los e ao mesmo tempo exercer uma orientação que os ajude a crescer como pessoas e profissionais. É preciso ver os empregados como pessoas que Deus colocou no nosso caminho para que os ajudássemos com nossa boa orientação. 

Princípios para uma Relação Profissional Equilibrada

  • Exija qualidade e bons modos, mas com respeito e consideração.

  • Agradeça de forma sincera e oportuna os bons serviços prestados.

  • Interesse-se pelo empregado como ser humano; compreenda que seu papel transcende as funções e tarefas atribuídas.

  • Afaste-se tanto do paternalismo, que infantiliza, quanto da tirania, que oprime.

  • Use formas de tratamento respeitosas e profissionais, como “dona” ou “senhor”, e para crianças, usa-se "menino ou menina" (Menina Martha), até que a convivência permita a familiaridade do primeiro nome.

  • Cumpra bem sua parte da tarefa para ser exemplo e não se encoste nos empregados se valendo da necessidade deles do trabalho.

  • Nunca exija ou estimule atitudes de servilismo, adulação ou exploração dos seus subordinados. Evite qualquer comportamento elitista, racista ou desonesto — como, por exemplo, efetuar pagamentos “por fora”, exigir que funcionários do prédio atuem como empregados pessoais, ou esperar que a faxineira realize em um único dia tarefas que você acumulou durante toda a semana.
    Lembre-se de que os seus caprichos não fazem parte das obrigações de um trabalhador, a menos que estejam previamente acordados no contrato de trabalho. Não utilize promessas de presentes ou ganhos futuros como forma de manipular ou exigir mais do empregado. A relação profissional não deve ser tratada como uma mercadoria — e aqui explicamos o porquê.

  • Combata qualquer sentimento de vergonha ou inferioridade associado ao emprego — trabalhar com honestidade é honra, não motivo de constrangimento.

Conclusão

Liderar com ética e humanidade fortalece equipes, promove o crescimento coletivo e constrói relacionamentos duradouros pautados pelo respeito mútuo e pela excelência. Trate seus subordinados com a dignidade que você também deseja receber, e colha os frutos de uma convivência profissional harmoniosa e produtiva.

Cenas da Vida Ideal

O Chefe Respeitoso

Carlos sempre elogiava o empenho da equipe, perguntava sobre a vida pessoal de seus funcionários e mantinha um tom firme, porém gentil, quando cobrava resultados. Essa postura criou um clima de confiança e motivação que refletia no sucesso da empresa.


Moral da história: Respeito e firmeza andam juntos para uma liderança exemplar e humana. Seja uma liderança que inspira pelo exemplo: contemple a pessoa por trás do trabalho e construa relações saudáveis e produtivas.

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