Meus netinhos queridos, quando vocês escolherem a profissão de vocês, lembrem-se de duas coisas: aprender o ofício e seguir os princípios éticos. Alguns desses princípios são como regras de ouro, que valem para todo mundo e em qualquer lugar. Vou falar mais sobre eles na seção "Trabalho" do meu blog, mas vocês já sabem muita coisa, porque seguem o caminho do bem e os ensinamentos de Jesus.
Na vida profissional, meus amores, vão aparecer muitas tentações. Coisas que parecem fáceis, que dão dinheiro rápido, mas que não são honestas. É a tal da esperteza, do comodismo, de fazer o que todo mundo faz... Mas ó, não caiam nessa! Nem agora, que são jovens e estão começando a vida profissional, nem quando forem mais velhos e acharem que já sabem tudo.
Sejam como a árvore forte, que não se curva com o vento. Tenham coragem de dizer "não" para o que é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo. A honestidade é como um farol, que ilumina o caminho da gente na escuridão. É ela que vai guiar vocês para o sucesso de verdade, aquele que dura para sempre. Mas não fiquem se gabando por serem honestos, tá? Façam o certo porque é o certo, e pronto!
E outra coisa, meus queridos, cuidado com a "prostituição profissional". Isso é quando a gente faz o trabalho de qualquer jeito, só para ganhar dinheiro, sem se importar com a qualidade. É como vender a alma para o diabo, sabe? A gente perde a nossa dignidade e o respeito dos outros.
Um bom profissional é como um artesão, que ama o que faz e se dedica a fazer bem feito, a aprender cada vez mais e a querer ver a alegria do cliente com o serviço bem feito. Ele segue as regras da profissão, não para ter sucesso rápido, mas para fazer um trabalho bem feito.
Lembrem-se, meus netinhos, a verdade e a honestidade são mais fortes do que qualquer esperteza. Elas podem abrir portas que vocês nem imaginam! O sucesso de verdade não é ter muito dinheiro, mas sim ter a consciência tranquila, ser excelente de fato, ter qualidades reais e o respeito das pessoas.
Então, sejam honestos, trabalhadores e dedicados. Sigam o caminho do bem, e a vovó Lillo vai estar sempre aqui, torcendo por vocês!
Pontos Práticos de Boas Maneiras no Trabalho
Como pessoas educadas e de grande valor humano, é natural que respeitemos os outros e que queiramos colaborar e promover um bom ambiente de trabalho. Por isso, devemos ser cooperativos, educados e tratar a todos com cortesia para promover uma convivência harmoniosa. Não se esqueçam de que devemos tratar a todos como gostaríamos de ser tratados. No trabalho, deve prevalecer uma certa formalidade, e algumas atitudes reforçam o convívio e os bons limites. Abaixo, apresento algumas dicas práticas de boas maneiras no trabalho que promovem essa boa convivência.
- Sejam sempre educados e cordiais: Cumprimentem as pessoas com um sorriso no rosto, usem "por favor", "obrigado" e "com licença" para tratar todas as pessoas do seu trabalho.
- Estejam abertos às contribuições: Escutem o que os outros têm a dizer, sem resistências, impaciências ou preconceitos. Uma boa receita se faz com a união de vários ingredientes.
- Discordem com educação: Se precisarem discordar, façam isso com gentileza, sem se aborrecer ou humilhar ninguém. Lembrem-se, o respeito é sempre o ingrediente principal.
- Sejam exigentes com cordialidade: Saibam dar ordens sem humilhar e obedecer sem se sentir humilhados.
- Evitem resistências gratuitas: Não resistam às ideias dos outros só por resistência. Sejam abertos a novas possibilidades, ideias e conhecimento.
- Evitem elitismo e adulação: Não se sintam superiores aos outros por causa da posição que ocupam. Sejam humildes e valorizem a todos, independentemente do cargo. E nada de bajular os poderosos para conseguir o que querem, viu? A honestidade é sempre o melhor caminho.
- Compartilhem momentos informais com moderação: Conversem, riam, mas sem excessos de informalidade, intimidade, nem de bebidas, confissões íntimas ou fofocas. Lembrem-se, o ambiente de trabalho pede um pouco de formalidade.
- Mantenham o ambiente organizado: Um ambiente limpo e organizado facilita o trabalho de todos e reflete as suas próprias qualidades.
- Evitem fofocas e intrigas: Fofocas são como temperos ruins, estragam o clima e prejudicam a todos.
- Sejam pontuais: Cheguem no horário e cumpram os prazos.
- Cuidado com o tom de voz: Falem com calma e educação. Aprendam com o Vinh Giang sobre sua presença vocal.
- Cuidado com brincadeiras: Evitem brincadeiras fora de hora, exageradas, falsas, de mau gosto ou que possam ofender alguém. O bom humor é como um tempero suave e agradável enquanto for fino e elegante.
- Sejam discretos: Evitem conversas sobre assuntos íntimos, brigas, e problemas de família ou confidenciais no ambiente de trabalho. Jamais fale mal de seu conjugê ou familiar no ambiente de trabalho.
- Evitem namoricos e flertes: O ambiente de trabalho não é lugar para romances ou flertes, meus queridos. Mantenham o respeito e a discrição. Não aceitem nem façam investidas românticas no trabalho, meus amores.
- Controlem suas emoções: Evitem explosões de raiva, reclamações constantes ou críticas excessivas. Resolvam seus problemas com calma e educação.
- Sejam prudentes nas relações: Pessoas mais experientes ou em posição de poder devem tratar os mais jovens com prudência e respeito, sem criar ilusões ou se aproveitar da fragilidade alheia. E os mais jovens não devem se fazer de "íntimos" do poder ou falar com excessiva informalidade como quem não pode suportar a distância da hierarquia. Respeite o muito trabalho, experiência e conhecimento que seu superior tem sem se sentir humilhado por isso. As vidas são únicas, você terá seu tempo para fazer suas conquistas, não se compare com ninguém. Você só deve contas a Deus.
- Recusem "almoços" inapropriados: Evitem encontros que possam levar a situações constrangedoras ou inadequadas. Evite carona regular com homens casados, aceitar pagamento de almoços de chefes, brindes de fornecedores, etc.
Com essas dicas, meus netinhos, vocês vão construir um ambiente de trabalho agradável e produtivo, onde todos se sentem bem e respeitados.
#boasmaneiras, #etiqueta, #civilidade, #vidaemsociedade, #educação
Comentários
Postar um comentário