Em um mundo onde a comunicação é essencial, as boas maneiras ao conversar são a chave para construir relacionamentos significativos e causar uma impressão duradoura. Nesta postagem apresentamos algumas dicas da arte da conversação, desde a importância da autenticidade e do respeito, até as regras de etiqueta que garantem interações sociais agradáveis e enriquecedoras. Descubra como evitar gafes, como lidar com diferentes personalidades e como usar a comunicação para criar conexões genuínas verificando a lista a seguir.
Pontos Práticos de Boas Maneiras ao Conversar
- A beleza exterior se deforma com a má índole, a falta de retidão de intenção ou a afetação vaidosa ou manipuladora: Seja autêntico.
- A humildade afetada é mais insuportável que o orgulho direto: Seja verdadeiramente humilde.
- Aja com cuidado na primeira vez que estiver na companhia de alguém: A primeira impressão é importante.
- Ao falar de si mesmo e de outra pessoa, mencione-se por último: Ou seja, diga “ - Paulo, Antônio e eu fomos às compras ontem.”, ao invés de “ - Eu, Paulo e Antônio fomos às compras ontem.”
- As pessoas não se reúnem para serem ensinadas, mas para se divertirem: Relaxe.
- As pessoas se arrependem de falar dez vezes mais do que de ficar em silêncio: Pondere suas palavras.
- Bom humor é um escudo contra críticas: Leve as coisas com leveza.
- Certifique-se de que suas virtudes sejam genuínas e não artificialmente sofisticadas: Seja verdadeiro.
- Deixe uma pessoa irritada se acalmar sozinha: Evite discussões acaloradas.
- Eruditos valorizam conhecimento, mas todos apreciam comportamento agradável e conversas interessantes: Seja acessível, afável, e não se elitize nem anuncie sua reprovação do conhecimento dos outros e muito menos “suba no palanque” para dizer como as coisas são. Se tiver que explicar faça-o com modéstia. Mas se não for necessário corrigir, prefira a caridade de deixar, por exemplo, o porteiro dar uma aula de religião e como professor, não o corrija, muito menos dizendo claramente que não é assim, que ele está errado.
- Evite assuntos pessoais e familiares em conversas sociais: Seja discreto.
- Evite controvérsias em festas: O objetivo é a diversão.
- Evite provérbios e expressões populares: É considerado vulgar.
- Evite zombaria e sarcasmo em festas: São armas perigosas.
- Falar pouco de si mesmo é uma virtude: Seja modesto. Mas não hermético porque também parece que está se distinguindo, que os outros não “merecem” compartilhar um pouco de si mesmo. Esconder demais da própria vida não é discrição nem modéstia, é esnobação. Escolha algum tópico leve e compartilhe. Se você tiver muito dinheiro, ou títulos, não os esconda demais, apenas não se anuncie.
- Mencionar gentilezas recebidas pode inspirar outros a serem gentis: Incentive boas ações.
- Nunca critique erros de linguagem dos outros: Isso é falta de educação. E também não fale sobre quantos idiomas ou titulos você tem ou fale isso sempre parece que está corrigindo os outros que deveriam ter feito o mesmo e ninguém sabe a sede com que o outro bebe.
- Nunca peça a alguém que repita o que disse como quem deve ser servido, como se o outro tivesse que lhe satisfazer em suas necessidades particulares: Isso é rude. Se perdeu algo da conversa peça com educação esclarecimentos.
- Não interrompa histórias nem as termine para o outro: Isso é falta de educação.
- Não reprima a generosidade de quem o ajudou: Seja grato e reconheça a ajuda.
- Não se mostre superior: Isso afasta as pessoas.
- Não se vanglorie de suas conquistas: Isso é desagradável.
- O primeiro requisito para uma conversa bem-sucedida é conhecer bem seu público: Adapte-se.
- Ouça com atenção e paciência: Ser um bom ouvinte é uma habilidade valiosa.
- Pessoas ociosas não evoluem: Evite a companhia delas.
- Piadas maliciosas mostram falta de educação: Seja gentil.
- Piadas são bem-vindas quando surgem naturalmente: Evite forçar o humor.
- Qualquer conversa agradável a todos é desejável: Busque o entretenimento.
- Se a conversa continuar após a chegada de um visitante, explique o assunto ao recém-chegado: Inclua-o.
- Se alguém contar uma história batida ou falsa, deixe-o continuar: Não o humilhe.
- Se for criticar algo seja preciso: Não erre o alvo.
- Se quer defender sua opinião, não a prejudique com uma defesa apaixonada: Seja racional.
- Se vir um segredo, guarde-o: Seja confiável. Não divulgue defeitos, limitações e fraquezas dos outros. Todos tem direito ao seu bom nome.
- Se você já esteve na companhia de uma pessoa ociosa uma vez, é suficiente: Não perca tempo com quem não agrega.
- Tenha cuidado com epigramas e sarcasmos na presença de desconhecidos: Você pode ofender sem querer.
- Um comportamento agradável disfarça ou torna tolerável qualquer limitação: A atitude conta muito.
- É falta de educação satirizar profissionais na presença deles: Respeite as profissões.
- É uma vantagem ter sua opinião oculta: Permite mudar de ideia sem ser criticado.
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