22 Dicas Essenciais de Boas Maneiras para Conversas Agradáveis

Em qualquer interação social, a maneira como nos comunicamos é tão importante quanto o que dizemos. As boas maneiras ao conversar são a base para evitar mal-entendidos e criar um ambiente agradável para todos. Veja a seguir algumas dicas essenciais para transformar suas conversas em momentos de conexão genuína e prazer compartilhado.

  1. A arte da conversa envolve saber quando contradizer e quando ficar em silêncio: Se mostrar elitista ou subserviente e bajulador é ofensivo.
  2. Alegria genuína e desejo sincero de agradar são essenciais: Levar essas qualidades para a conversa garante uma impressão positiva.
  3. Alegria não significa barulho e frivolidade: É um estado de espírito leve e equilibrado, que transita entre o sério e o ameno com respeito e consideração pelos demais.
  4. Cuidado com expressões exageradas ou artificiais de sentimentos profundos ou apreço: O que é sincero para um pode parecer ridículo para outro.
  5. Em conversas sérias, fale do coração, mas com bom senso: Evite exageros e palavras vazias.
  6. Evite o tom de risada constante: Conversas não se mantêm no ápice do riso o tempo todo.
  7. Evite piadas que não sejam compreendidas por todos: Conversar sobre assuntos desconhecidos para o grupo é falta de educação.
  8. Evite que pequenos grupos monopolizem a conversa: Deixe que todos participem e contribuam.
  9. Fale com frequência, mas não fale demais: Essa dica ajuda a evitar constrangimentos caso não agrade a todos.
  10. Tente reconduzir a conversa para temas mais apropriados quando o outro propor  temas intrigantes e muitas vezes mal compreendidos da filosofia e outros temas herméticos nas conversas cotidianas. Isso evita discussões desagradásiveis e demonstra respeito.
  11. Nem sempre o silêncio é sua culpa: Pode ser resultado de um grupo mal combinado.
  12. Você não pode reclamar da conversa se não tiver se esforçado para torná-la agradável: A contribuição de cada um é fundamental. É sua obrigação de boas maneiras colaborar para que o clima da conversa seja agradável. Não vá à festas só para julgar, comer ou esperar se atendido. Colabore para o sucesso do evento participando com apartes que promovam uma conversa agradável. E isto vale para jovens, idosos, autoridades e subordinados.
  13. Nunca contradiga de forma direta e autoritária: A discordância deve ser expressa com polidez e até de forma elogiosa.
  14. Não corrija fatos incorretos por mera ostentação de conhecimento: A correção deve ser feita com polidez e quando a conversa exigir.
  15. Não interrompa conversas sérias com piadas ou frivolidades: Isso demonstra falta de educação.
  16. Não ridicularize o entusiasmo ou a admiração dos outros: Sua atitude pode ser injusta e demonstra mau gosto.
  17. Não se ofenda por piadas que não entendeu: Não presuma que tudo gira em torno de você.
  18. O fluxo natural da conversa deve ser calmo e sereno: O humor e a inteligência surgem naturalmente.
  19. O objetivo da conversa é entretenimento e aprimoramento: Não espere ser agradado por todos porque isso é imaturidade.
  20. O tamanho do grupo influencia a dinâmica da conversa: Grupos pequenos e grandes têm características diferentes.
  21. Observe se você está agradando ou não: Um bom observador percebe a receptividade dos outros.
  22. Pessoas rudes podem prejudicar uma conversa agradável: É rude julgar as pessoas mesmo que de modo positivo. Não sai distribuindo sua aprovação ao modo de vestir, ao peso, ao que a pessoa faz como conversa social. Julgar é sempre falta de educação e demonstra motivações não retas como o machismo de julgar fisicamente as mulheres. Esteja consciente do que o modo e refreie os baixos instintos de determinar o que você diz.

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