Em qualquer interação social, a maneira como nos comunicamos é tão importante quanto o que dizemos. As boas maneiras ao conversar são a base para evitar mal-entendidos e criar um ambiente agradável para todos. Veja a seguir algumas dicas essenciais para transformar suas conversas em momentos de conexão genuína e prazer compartilhado.
- A arte da conversa envolve saber quando contradizer e quando ficar em silêncio: Se mostrar elitista ou subserviente e bajulador é ofensivo.
- Alegria genuína e desejo sincero de agradar são essenciais: Levar essas qualidades para a conversa garante uma impressão positiva.
- Alegria não significa barulho e frivolidade: É um estado de espírito leve e equilibrado, que transita entre o sério e o ameno com respeito e consideração pelos demais.
- Cuidado com expressões exageradas ou artificiais de sentimentos profundos ou apreço: O que é sincero para um pode parecer ridículo para outro.
- Em conversas sérias, fale do coração, mas com bom senso: Evite exageros e palavras vazias.
- Evite o tom de risada constante: Conversas não se mantêm no ápice do riso o tempo todo.
- Evite piadas que não sejam compreendidas por todos: Conversar sobre assuntos desconhecidos para o grupo é falta de educação.
- Evite que pequenos grupos monopolizem a conversa: Deixe que todos participem e contribuam.
- Fale com frequência, mas não fale demais: Essa dica ajuda a evitar constrangimentos caso não agrade a todos.
- Tente reconduzir a conversa para temas mais apropriados quando o outro propor temas intrigantes e muitas vezes mal compreendidos da filosofia e outros temas herméticos nas conversas cotidianas. Isso evita discussões desagradásiveis e demonstra respeito.
- Nem sempre o silêncio é sua culpa: Pode ser resultado de um grupo mal combinado.
- Você não pode reclamar da conversa se não tiver se esforçado para torná-la agradável: A contribuição de cada um é fundamental. É sua obrigação de boas maneiras colaborar para que o clima da conversa seja agradável. Não vá à festas só para julgar, comer ou esperar se atendido. Colabore para o sucesso do evento participando com apartes que promovam uma conversa agradável. E isto vale para jovens, idosos, autoridades e subordinados.
- Nunca contradiga de forma direta e autoritária: A discordância deve ser expressa com polidez e até de forma elogiosa.
- Não corrija fatos incorretos por mera ostentação de conhecimento: A correção deve ser feita com polidez e quando a conversa exigir.
- Não interrompa conversas sérias com piadas ou frivolidades: Isso demonstra falta de educação.
- Não ridicularize o entusiasmo ou a admiração dos outros: Sua atitude pode ser injusta e demonstra mau gosto.
- Não se ofenda por piadas que não entendeu: Não presuma que tudo gira em torno de você.
- O fluxo natural da conversa deve ser calmo e sereno: O humor e a inteligência surgem naturalmente.
- O objetivo da conversa é entretenimento e aprimoramento: Não espere ser agradado por todos porque isso é imaturidade.
- O tamanho do grupo influencia a dinâmica da conversa: Grupos pequenos e grandes têm características diferentes.
- Observe se você está agradando ou não: Um bom observador percebe a receptividade dos outros.
- Pessoas rudes podem prejudicar uma conversa agradável: É rude julgar as pessoas mesmo que de modo positivo. Não sai distribuindo sua aprovação ao modo de vestir, ao peso, ao que a pessoa faz como conversa social. Julgar é sempre falta de educação e demonstra motivações não retas como o machismo de julgar fisicamente as mulheres. Esteja consciente do que o modo e refreie os baixos instintos de determinar o que você diz.
Você sabe como causar uma primeira impressão inesquecível? Descubra os segredos das boas maneiras ao conversar e muito mais no capítulo "Comunicação" do blog Vida em Sociedade.
#boasmaneiras, #etiqueta, #civilidade, #vidaemsociedade, #educação
Comentários
Postar um comentário