O Verdadeiro Respeito à Mulher: Cada Mulher, Uma Flor Única
Toda mulher é como uma flor: única, com cores e formas diversas, mas com uma beleza que deve ser valorizada sempre. Cada mulher carrega em si um perfume especial, uma força silenciosa, que representa o melhor do que somos como seres humanos. Ela é a personificação do amor, da vida e da beleza. E, assim como as flores, merece ser cuidada, respeitada e admirada.
O Respeito às Mulheres no Dia a Dia
O respeito à mulher começa com o simples gesto de reconhecer seu valor e respeitar o modo feminino de ser. É preciso educar os meninos e os homens para que tenham como sua própria expressão de masculinidade o respeito pelas mulheres como expressão de sua própria categoria humana. E as mulheres precisam ser educadas para que saibam seu valor e não se encolham nem se submetam a comportamentos abusivos. Por isso a educação das mulheres não deve focar somente na obtenção de títulos profissionais, mas deve ajudá-la a desenvolver sua essência, suas cores e seu perfume próprios. Toda mulher merece ser tratada com delicadeza, sem que sua feminilidade seja diminuída ou desvalorizada para atender pressões externas.
Quando a mulher se permite ser quem ela é, com todas as suas peculiaridades, ela contribui de uma maneira ímpar para o mundo. Nenhum ser humano deve ser visto ou educado apenas pela sua utilidade no mercado de trabalho. E, em especial as mulheres, já que elas tem uma sensibilidade especial e são as educadoras das próximas gerações: as mulheres devem ser vistas como símbolos da própria vida que elas geram, nutrem e educam e de todos os valores nobres e gentis que estão implicitos nesse ser, nesse cuidar feminino.
Cuidando da Natureza Feminina
A mulher possui a capacidade de perceber o mundo ao seu redor de maneira mais profunda. Sua sensibilidade não é uma fraqueza, mas sim uma força. Essa capacidade de acolher, de ouvir e de nutrir, seja com palavras, gestos ou simplesmente com sua presença deve ser respeitada e não subtraída só porque é “frescura” ou porque não é “objetiva” ou outras tentativas reducionistas.
Quando um homem, ao realizar um gesto de boas maneiras — como ceder o lugar ou abrir a porta — a uma mulher desconhecida, ele não está apenas sendo educado com ela, ele está reafirmando os melhores valores para a sociedade que estão representados na mulher. Este gesto não é uma "gentileza", mas é uma reverência aos mais elevados valores ligados à própria vida, do qual a mulher é símbolo.
Na vida em família, com as mulheres conhecidas, todos os gestos de boas maneiras, consideração e respeito são expressão de categoria humana, são cultivo de boas relações e se tornam meios de santificação da vida diária.
Quer a mulher seja rica, pobre, preta, branca, analfabeta, doutora, funcionária nova e jovem ou idosa, rainha ou plebéia, quando respeitamos e valorizamos uma mulher, é também a nós mesmos que estamos honrando. No vídeo acima é fácil ver como o gesto do pequeno príncipe comoveu a todos embora as flores fossem para a irmã. Do mesmo modo, quando um irmão busca uma irmã na casa de uma amiga, ou lhe apoia num estudo para a prova, é ele mesmo que está se tornando grande.
Por isso, precisamos ensinar os meninos, desde cedo, que eles devem ceder o lugar às mulheres, abrir as portas, fazer gestos simples, mas carregados de respeito e consideração. Ao fazer isso, eles estão reconhecendo o valor da mulher não apenas como uma figura social, mas como a representação de tudo que eles devem valorizar como o amor, a vida e a beleza.
E toda mulher deve estar consciente de que representa tudo de melhor da vida e não deve aceitar comportamentos abusivos, nem se reduzir à usos sexuais ou a qualquer outra circunstância degradante. Antes deve aceitar e até exigir comportamentos de respeito, atenção e cortesia em família, no trabalho e na sociedade em geral. Ou seja, a mulher deve ter muito orgulho de quem é e deve saber ocupar o seu lugar, muitas vezes de serviço, outras vezes de mando, mas sempre com muita categoria feminina.
Importante: O fato de se valorizar a mulher não significa que não se valoriza o homem. Noutra postagem falaremos sobre o respeito devido aos homens e porque.
Educação das Meninas: Para Serem Plenas e Felizes
Por tudo que foi exposto acima, é preciso oferecer uma educação às mulheres integral, ou seja que não visem só a por títulos ou carreiras. A excelência do ser humano não está só no seu conhecimento técnico, mas também no seu desenvolvimento humano. O objetivo não é apenas prepará-las para o mercado de trabalho, mas sim para todas as atividades nas quais estarão envolvidas ao longo da vida.
Por isso uma boa preparação em valores cristãos base de todo comportamento honrado que elas irão repassar aos seus filhos, uma educação que também desenvolva seus dons, talentos e interesses. Precisamos educá-las para que se amem, que reconheçam seu valor, e que desenvolvam suas qualidades sem se importar com as expectativas alheias. Só para lembrar aqui estão as 12 necessidades fundamentais de qualquer criança, cuja negligência pode caracterizar abuso ou negligência parental, são:
1. Alimentação adequada - refeições regulares e nutritivas apropriadas para a idade.
2. Higiene pessoal - banho regular, troca de roupas, escovação dental, etc.
3. Moradia segura - ambiente limpo e protegido de riscos físicos.
4. Supervisão adequada - vigilância e acompanhamento apropriados à idade.
5. Cuidados médicos - acompanhamento pediátrico regular e atendimento quando doente.
6. Educação formal e Humana - matrícula e frequência escolar. Acesso à formação religiosa, acesso a atividades culturais, educativas e edificantes.
7. Afeto e atenção emocional - demonstrações de carinho, escuta e suporte emocional.
8. Proteção contra violência - física, sexual, psicológica.
9. Vestimenta apropriada - roupas adequadas ao clima e em bom estado.
10. Sono adequado - horários regulares e ambiente apropriado para dormir.
11. Lazer e socialização - oportunidades de brincar e interagir com outras crianças.
12. Documentação básica - registro de nascimento e documentos necessários.
É importante notar que a negligência pode ocorrer mesmo quando apenas algumas dessas necessidades não são atendidas adequadamente. Se você suspeitar de casos de negligência infantil, pode denunciar ao Conselho Tutelar ou discar 100 (Disque Direitos Humanos).
É preciso que as meninas compreendam que sua verdadeira beleza está em sua essência. Elas são flores que merecem ser cuidadas e cultivadas, com todo o carinho, paciência e respeito. E isto lhes é devido sem que elas tenham que fazer nada para "ganhar" esse respeito: já lhes é devido pela sua condição de seres humanos e mulheres. Se forem educadas dessa forma, crescerão em um ambiente de amor e autoestima, e assim não se permitirão ser tratadas com desrespeito por outras pessoas e nem elas mesmas se terão por menos.
Conclusão: Mulheres são Flores Que Enriquecem a Vida em Sociedade
Quando respeitamos as mulheres e incentivamos a educação delas de forma a reconhecerem sua verdadeira beleza e potencial, estamos contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa e equilibrada. Uma sociedade que honra as mulheres está, na verdade, honrando a si mesma, pois está reconhecendo o que há de mais puro e belo em nossa humanidade.
Quando um homem abre a porta para uma mulher ou cede seu lugar no transporte público, ele não está fazendo apenas uma gentileza: está reconhecendo os valores mais elevados que toda mulher representa. Ao honrar a mulher o homem honra a si mesmo e aumenta a qualidade de vida da sociedade. Nada é mais degradante de se saber sobre uma sociedade de que ela tem altos índices de estupro, maus tratos e mortes de mulher, nem a fome fala mais alto da miséria de um povo do que a necessidade da Lei Maria da Penha.
Cada mulher, com suas cores e seu perfume único, tem a capacidade de enriquecer a vida em sociedade de maneira profunda. Portanto, cabe a todos — homens, mulheres, pais e educadores — nutrir esse respeito por toda mulher para que flor, em sua diversidade, possa florescer plenamente.
Comentários
Postar um comentário