Regras de Boas Maneiras Básicas para Todos os Convidados
- Chegue no horário, sendo pontual, e avise com antecedência caso não possa comparecer.
- Ao ser convidado para comer fora, espere ser informado sobre seu lugar à mesa. Ou seja, não vá logo se sentando onde lhe parece mais conveniente: espere todos se achegarem à mesa, escolherem de comum acordo seus lugares porque acompanhar os demais é cortesia para com todos.
- Caso tenha restrições alimentares, avise discretamente à anfitriã, e durante a refeição, consuma apenas o que pode, mas sem fazer alarde de suas restrições.
- Ao ser convidado para almoçar com colegas de trabalho, confirme sua presença e seja pontual. É sinal de boa educação aceitar a sugestão de restaurante de um colega ao invés de querer impor sua escolha habitual a todos.
- Evite recusar pratos ou demonstrar desagrado com a comida; isso é visto como uma indelicadeza.
- Se for o convidado de honra, chegue antes dos outros e, se possível, mande flores à anfitriã como forma de cortesia.
Regras de Conduta e Gentilezas
- Nunca troque um convite aceito por outro mais interessante; isso é uma demonstração de desconsideração.
- Nunca comente falhas no serviço ou erros dos outros.
- Ao chegar atrasado, não chame a atenção para isso; seja discreto ao se desculpar com o anfitrião.
- Não ceda à tentação de contar piadas inadequadas ou usar palavras de baixo calão, principalmente após o consumo de bebidas alcoólicas.
- Ao conversar, faça isso com um tom de voz adequado, sem gesticular excessivamente com os talheres.
- Ao ser servido, agradeça educadamente e evite todas as formas de exageros tanto nas expressões como no comportamento.
- Mantenha a atitude de interesse e descontração durante toda a refeição. Não se deixe arrastar por tédios, cansaços, irritações: todos tem obrigação de colaborar para o bom andamento do momento.
Etiqueta em Eventos Sociais e Jantares Formais
- Ao chegar ao evento, cumprimente os anfitriões e evite se servir antes dos outros. Deve haver um ritmo geral em todos todos chegam próximo à mesa, fazem o pedido, comem, pedem a sobremesa, mais ou menos ao mesmo tempo.
- Em jantares formais, é importante respeitar as regras de etiqueta, como não levar bebidas do coquetel para a mesa de jantar e esperar o anfitrião se sentar antes de iniciar a refeição.
- Evite ultrapassar os limites de tempo em jantares ou festas, saindo quando apropriado.
- Não aceite um convite para um evento social apenas por conveniência ou pressão. Seja honesto ao confirmar sua presença e não mude de planos sem justificativa adequada.
- Se for convidado para um evento, não fique com os seus "embrulhos" e pertences pessoais ocupando lugares ou criando desconforto para os outros convidados.
- Ao servir-se de um prato, retire apenas o necessário, evitando exageros e não misture alimentos que não combinam entre si. Muitas pessoas colocam no mesmo prato um pouco de peixe de molho delicado com feijoada e outros pratos que não combinam entre si por gula, o que é indigesto só de olhar.
- Similarmente, não se vai a um rodízio de pizza ou de carne com o objetivo de consumir toda a carne de um mês inteiro numa única refeição só para fazer "render" o dinheiro pago.
- Não torne a refeição a ocasião de exaltar comida, seu apetite, os resultados da sua ingestão de alimentos, os pratos que já comeu em outros países, uma ode ao consumo de álcool. O encontro deve ser entre seres humanos, filhos de Deus, e não entre seus estômagos e suas experiências.
- Ao participar de eventos com mais de uma pessoa, busque interagir com todos e evite formar grupos fechados ou excluintes.
Comentários
Postar um comentário