![]() |
| Porta-Cartões de Lugar |
A etiqueta à mesa é uma arte refinada que reflete não apenas nossa educação, mas também nosso respeito pelos anfitriões e demais convidados. Nesta postagem, vamos explorar algumas nuances de etiqueta que estabelecem já no início da refeição um certo refinamento formal.
A Chegada e o Protocolo Inicial
O início de um jantar formal é uma coreografia sutil de cortesia e tradição. Vejamos estes detalhes:
1. O anúncio do jantar: Quando o jantar é anunciado, o anfitrião toma a iniciativa, oferecendo o braço à senhora de mais distinção e guiando os demais convidados até a sala de jantar.
2. A entrada da anfitriã: A dona da casa tem duas opções:
- Caminha até a sala de jantar de braço dado com o convidado de honra e se posiciona no seu lugar aguardando todos entrarem.
- Ou é a última a entrar depois de todos os convidados dando a todos a primazia de entrarem primeiro na sala de jantar e só entra depois que o último convidado entrou.
Em seguida, quando todos os convidados ainda estão de pé em volta da mesa, a anfitriã indica seus lugares. Caso já existem delicados cartões indicando o lugar de cada convidado, a anfitriã apenas fala ou faz um sinal para que todos se sentem ou simplesmente e senta o que é um sinal para os convidados de que eles devem se sentar.
Lembre-se, um convidado jamais se senta antes da anfitriã. Mesmo numa pizza durante a semana, devemos esperar que todos tenham chegado perto da mesa e estejam prontos para se sentar. Ensine as crianças também a acompanharem o grupo ao invés de correr para se sentarem ou manifestar suas vontades sobre a comida porque isso é descontrole. Se sentar primeiro sem considerar os outros é grosseria porque é ignorá-los, é pensar em si primeiro, o que é sempre falta de refinamento humano.
![]() |
| Crisky Pacote com 120 cartões de lugar de mesa |
Em eventos grandes pode-se colocar à entrada do salão um “mapa” das mesas para que os convidados encontrem facilmente seus lugares.
3. A ordem dos convidados: Os demais seguem uma ordem que respeita a precedência natural em sociedade:
- Convidados mais velhos
- Homenageados
- Novos no grupo
- Seguidos dos demais convidados
Lembre-se
- Higiene: É fundamental lavar as mãos antes de sentar-se à mesa. Isto se aplica a todos, em todas as refeições, seja em casa ou no restaurante.
- Celulares: Desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso. Evite atender ligações não urgentes durante as refeições.
- Ao se levantar: Se precisar sair da mesa, peça licença discretamente, sem dar explicações desnecessárias.
![]() |
| Porta-Cartões para a hora do Chá/Lanche |
Detalhes de Cortesia
Alguns gestos de cortesia que não devem ser esquecidos:
- Os homens devem puxar a cadeira para as senhoras se sentarem, antes de se acomodarem.
- Espere o sinal da anfitriã ou que todos estejam sentados para colocar o guardanapo no colo.
- Coloque o guardanapo com uma dobra, com o lado aberto voltado para você.
Considerações Financeiras
É importante lembrar que a etiqueta também envolve considerações financeiras.
- Não é educado contar com o financiamento dos outros para participar de eventos sociais. Se não puder pagar, decline o convite.
- Em casos de diferença significativa de renda, pode-se aceitar o pagamento de uma cortesia qualquer de uma pessoa de mais posses, mas isso não deve ser esperado e não deve ser algo com que se conte porque seria abuso e muito menos devemos repetir o patrocínio de terceiros.
- Não sejamos miseráveis, de vez em quando paguemos para os amigos uma pizza, ou façamos uma divisão da conta em que prestamos uma cortesia pagando algo à mais do que o que estritamente consumimos da despesa. Meu pai sempre contava a história do homem que estava jantando numa casa muito elegante e deixou cair uma nota de dez reais no chão e logo começou a procurá-la olhando debaixo da mesa e a incomodar a todos com sua aflita busca. Então um outro convidado pegou uma nota de cem reais e disse: " - Deixe-me iluminar o lugar para você procurar." Também já vi pequenas discussões de divisão da conta revelarem profundas mesquinharias e generosas atitudes. Uma vez uma moça fez questão de cobrar da amiga parte da torrada francesa que alguém havia provado. E de outra vez uma conhecida pagou discretamente a conta de todos enquanto eles discutiam sobre quem deveria pagar o quê. Se não pode pagar e não puder ser generoso se a oportunidade se oferecer, não vá.
Lembre-se, a verdadeira elegância está nos pequenos detalhes e na consideração pelos outros.
![]() |
| Porta-Cartões para o Chá ou o Lanche da Tarde |




Comentários
Postar um comentário