Boas Maneiras: Brindes - Etiqueta

Boas Maneiras e os Brindes

1. Compreenda

O brinde é um momento solene e especial em celebrações, marcado por tradições e regras de etiqueta específicas. Esta prática social requer conhecimento e elegância na execução, pois representa uma homenagem significativa que deve ser conduzida com respeito e consideração por todos os presentes. Brinde com elegância: O brinde tradicionalmente é feito com o anfitrião de pé. Fale de modo claro e rápido o seu brinde, de preferência sem alusões a brincadeiras ou comentários de mau gosto a pretexto de “mexer” com o homenageado. Em seguida, ergue o seu copo na direção do homenageado, ao que todos os convidados repetem este mesmo gesto na direção do homenageado. O anfitrião pode previamente combinar com outro convidado de que este fale algo sobre o homenageado, mas combine antes para que esta pessoa tenha tempo de preparar alguma coisa. O homenageado não ergue a taça a si mesmo, ele apenas sorri e faz um aceno com a cabeça de agradecimento.

2. Faça

  1. Faça o primeiro brinde após o jantar e antes da sobremesa.
  2. Cabe ao anfitrião fazer o primeiro brinde da noite, mas a anfitriã também pode tomar a iniciativa. Depois outras pessoas podem propor outros brindes.
  3. Outros brindes devem ser feitos em homenagem ao convidado de honra ou para celebrar um acontecimento importante do interesse de todos os presentes e não por interesses particulares ou de outros fóruns.
  4. Embora a responsabilidade do primeiro brinde da noite recaia sobre o anfitrião, ele pode ceder essa primazia a uma outra pessoa, mas deve combinar com ela previamente. Seu substituto deve ser alguém que por qualquer motivo possa prestar uma melhor homenagem a pessoa ou evento festejado; seja porque a pessoa é mais próxima do homenageado ou por ser alguém socialmente importante ou de especial apreço do homenageado. Escolher alguém próximo dos homenageados é uma forma de aumentar ainda mais a emoção do brinde.
  5. Ser escolhido para fazer um brinde é uma honra e muitas vezes o anfitrião usa esse convite para integrar ou fazer uma homenagem indireta a um determinado convidado.
  6. Todos os convidados devem demonstrar respeito e consideração durante o brinde, com uma atitude de participação atenta e educada. Ou seja, não se atende telefone na hora do brinde, não se conversa paralelamente, não se continua comendo ou bebendo ignorando o brinde, etc.
  7. Erga o copo na direção do homenageado.
  8. Mantenha o foco no homenageado durante o brinde.
  9. Mantenha uma postura elegante e de respeito durante todo o momento do brinde.
  10. Aplauda o homenageado após o brinde.
  11. Aguarde todos erguerem suas taças.
  12. Antes de iniciar o brinde, certifique-se de que todos tem suas taças cheias para fazer o brinde. Se o brinde for feito com uma bebida especial como champanhe, espere até que todos tenham recebido suas taças de champanhe.
  13. Não beba da taça do brinde antes do brinde.
  14. O brinde deve ser feito de forma clara e breve, sem brincadeiras ou comentários de mau gosto.
  15. O homenageado não deve erguer a taça a si mesmo, apenas sorrir e fazer um aceno de agradecimento.
  16. Se baterem palmas após o brinde, o homenageado não bate palmas para si mesmo. Ele só bate palmas se houver outro homenageado e então também ergue a taça para ele e para ele dirige suas palmas.

    3. Não Faça

  • Não fale vulgaridades nem faça depreciações pessoais de nenhuma espécie a título de “brincadeira” durante o brinde, pois isso é sempre bullying e prova de mau gosto.
  • Não bata no copo com o talher para chamar a atenção dos convidados; apenas passe o aviso de que vão fazer um brinde ou levante-se para iniciar. Só animais são chamados por apitos ou ruídos.
  • Não use o brinde como uma oportunidade para fazer comentários negativos; mantenha o tom positivo e celebratório.
  • Não proponha brindes antes do anfitrião.

  • Não faça brincadeiras ou comentários de mau gosto durante o brinde.
  • Não desvie a atenção devida ao homenageado para você durante o brinde, seja por comentários altos, barulhos, saídas, celulares tocando, etc.
  • Não ignore a hierarquia dos brindes em eventos formais por querer fazer o brinde primeiro que o anfitrião, ou por se arvorar ser o “engraçado” da festa.
  • Não improvise um brinde sem preparação.
  • Não inicie o brinde antes do momento apropriado.
  • Não interrompa quem está fazendo o brinde.
  • Não misture bebidas alcoólicas e não alcoólicas no brinde.
  • Não se permita conversas paralelas durante o brinde.
  • Não prolongue excessivamente o discurso do brinde. Propriedade, concisão e emoção são os melhores ingredientes para o discurso do brinde.
  • Não quebre o protocolo tradicional do brinde pelo hábito de contestar por contestar, de naturalizar desordem, as próprias ideias como se fossem regras a ser ditadas a todos, etc.
  • Não realize brindes sem considerar o que é próprio para a ocasião.

Observação

  • Não aplauda a si mesmo em nenhuma circunstância. Quando você é o aniversariante ou o homenageado, evite bater palmas junto com os demais para si mesmo. Ao fazer isso, você acaba diluindo uma homenagem que era dedicada especialmente a você, transformando-a em algo coletivo. É uma forma sutil de diluir ou recusar a homenagem que passa a ser indefinida, quem chega e vê aquelas palmas, não sabe quem é o homenageado. 

    O mesmo acontece em outras situações cotidianas. Por exemplo: quando alguém nos deseja um bom final de semana e respondemos "Para todos nós", estamos, sem perceber, esvaziando o significado daquele gesto pessoal. Ao transformar um desejo específico em algo genérico, diminuímos o valor da gentileza recebida.

    O correto é sempre:
    - Agradecer o gesto.
    - Retribuir o desejo de forma personalizada.
    - Valorizar a atenção recebida por não diluí-la em algo genérico, indefinido ou impessoal.

    Lembre-se: relações humanas acontecem entre pessoas, cada uma com seus sentimentos e merecedora de consideração e respeito. Quando respondemos a um cumprimento com uma generalização, estamos, na verdade, recusando a gentileza que expressa uma conexão que a pessoa tentou estabelecer conosco. E recusar um cumprimento, seja de que forma for, é recusar a própria pessoa que o ofereceu.
  • Observações Adicionais sobre os Brindes:
    • Geralmente, é melhor beber simplesmente, em vez de mostrar-se conhecedor de vinhos.
    • O costume de fazer brindes para obrigar os outros a beber mais é uma prática que cheira a taberna e não é comum entre pessoas honestas.
    • Evitar brindar a pessoas de posição superior usando o título e o sobrenome (ex: "À saúde da Senhora, sua esposa").
    • Quem recebe o brinde deve agradecer educadamente, inclinando-se.

                                            Boas Maneiras: Festas

Comentários