No convívio social, as boas maneiras à mesa são um reflexo de respeito e consideração pelos outros. Conhecer e praticar as regras de etiqueta pode tornar qualquer refeição mais agradável e harmoniosa. A seguir, apresentamos uma lista de dicas essenciais que vão ajudá-lo a se comportar adequadamente em diferentes situações.
- Aceite o prato oferecido pelo anfitrião sem passá-lo adiante.
- Aguarde até que seu lugar à mesa lhe seja indicado, a menos que haja cartões com nomes dos convidados à mesa.
- Atente para o atendimento da dama que você escoltou até a mesa. Antes de se servir da bebida, por exemplo, encha o copo dela.
- Beba o café diretamente da xícara, nunca do pires. Aguarde calmamente até que esfrie um pouco, sem assoprar ou mexer com a colher para esfriar. Evite fazer barulho ao mexer o açúcar e ao colocar a xícara de volta no pires.
- Coloque o guardanapo no colo, cobrindo os joelhos, assim que se sentar à mesa.
- Coloque o guardanapo sobre a mesa ao sair, sem dobrá-lo.
- Coma em um ritmo moderado, nem muito rápido nem muito devagar e em sintonia com as outras pessoas.
- Cubra os lábios com a mão ou guardanapo ao remover espinhos ou sementes da boca.
- Em jantares com mais de quatro pessoas, converse em tom baixo com seu vizinho de mesa, sem ares de segredo. Não converse com quem está longe na mesa impondo sua conversa a todos os convivas. Se for o caso, e muito urgente, peça para trocar de lugar com um convidado que está perto de quem você quer falar.
- Espere o sinal da anfitriã antes de deixar a mesa.
- Evite gesticulações exageradas e de mau gosto à mesa.
- Levante-se quando as senhoras saírem da mesa e permaneça de pé até que saiam da sala.
- Limpe a boca antes de beber.
- Mantenha-se firme se recusar um pedido para cantar, contar uma história ou fazer um brinde porque a indecisão é uma forma de chamar atenção sobre si mesmo. Lembre-se que a prerrogativa de propor brinde, pedir para contar um caso é do anfitrião. Um convidado pode fazer o brinde se solicitado pelo anfitrião ou depois que o anfitrião tenha feito o brinde inicial.
- Mergulhe os dedos nos finger bowls e limpe-os no guardanapo.
- Nunca enrole as mangas ou punhos do casaco à mesa.
- Não coloque frutas ou doces no bolso para levar da mesa.
- Não coloque ossos ou sementes sobre a toalha de mesa; use a borda do prato.
- Não coma com avidez as iguarias oferecidas e as recuse humilde e discretamente quando oferecidas pela segunda vez. Esta recusa é uma espécie de consideração pelo anfitrião e não uma recusa pernóstica que quer chamar atenção sobre si mesmo.
- Não critique os pratos à mesa; recuse sem comentários.
- Não morda o pão oferecido à mesa colocando-o diretamente na boca, antes quebre um pedaço pequeno e o leve à boca. Não é para quebrar o pão todo em pedaços de uma vez como quem está cozinhando e preparando pratos. Cada vez que for comer o pão corte com os dedos um pedaço a ser ingerido..
- Não peça a ninguém para cantar ou contar histórias; é privilégio do anfitrião.
- Não toque em algo comestível com os dedos, exceto pão.
- Ofereça o braço à dama ao sair da mesa.
- Passe a garrafa de vinho imediatamente após se servir.
- Passe pratos com insetos ao garçom sem fazer comentários desagradáveis ou levar o assunto à quem está comendo.
- Permaneça na sala de estar por pelo menos uma hora após o jantar.
- Respeite as peculiaridades dos anfitriões durante o jantar.
- Restrinja seus comentários a quem está próximo se a conversa for geral.
- Saiba manter uma conversa social agradável à mesa, evite toda forma de pedantismo ou mistério ao conversar com desconhecidos à mesa.
- Se souber o nome do garçom, chame-o por ele. Nunca grite “garçom” ou o nome do funcionário, nem faça ruídos ou use frases como "ei, você". Evite gesticular de longe para indicar o que precisa. Faça um sinal discreto e espere até que ele se aproxime para informar o que deseja.
- Sentese a uma distância adequada da mesa.
- Sirva-se com parcimônia, evitando os extremos da glutonaria ou o oposto de excessos de escrúpulos ou exigências. Não anuncie suas limitações de dieta.
- Use a faca e o garfo adequadamente.
Para o sucesso de qualquer refeição, é fundamental que todos colaborem e sigam as regras de etiqueta. A prática das boas maneiras não apenas demonstra respeito e consideração pelos outros, mas também contribui para criar um ambiente mais harmonioso e agradável. Lembre-se de que, através de pequenos gestos de cortesia e educação, podemos tornar nossos encontros sociais ainda mais especiais e memoráveis.
Comentários
Postar um comentário