- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Uma pessoa íntegra é aquela que segue princípios morais sem nunca desviar-se deles. Essa qualidade de ser inteiro e invariável é o que dá a consistência interna para agir sem ceder à corrupção ou mudar de opinião em assuntos importantes só para agradar os outros. Mas íntegro não quer dizer cabeça dura, ou pessoa fechada em dogmas limitados. A pessoa integra não se corrompe, não cede ao mal nas suas escolhas cotidianas.
Essa incorruptibilidade de caráter exige honestidade. Não são poucos os que variam a interpretação dos fatos para não cumprir com as próprias obrigações ou para ceder à preguiça ou atender ao seu voluntarismo ou consumismo. Deus está na verdade e por isso é preciso viver na verdade.
E uma pessoa que fala a verdade não é vaidosa e arrogante nem tampouco é complexada, mas é segura de si e inspira confiança. Uma pessoa honesta e íntegra se valoriza independente de seus atributos físicos, sua condição social ou financeira. Ela se sabe filha de Deus e, portanto, igual aos demais.
Assim, uma pessoa bem educada é honesta e íntegra, e portanto, não vive de aparências nem nega a realidade seja ela positiva ou difícil. Uma pessoa honesta e integra não é tiete de celebridades, nem de vícios, ou ideologias como quem se esvazia do seu própri valor.
Uma pessoa honesta e integra tem valores morais que elevam o seu comportamento para o que há de mais digno e, portanto, não mede o seu valor, e o dos outros, pelo tamanho da televisão que tem na sala, pela boutique em que comprou sua lata de lixo, ou qualquer outro aspecto material do consumismo moderno.
Uma pessoa honesta age de modo sincero e genuíno falando e expressando sempre a verdade de modo a honrar e respeitar a si mesma e aos outros.
A pessoa honesta e integra vive a verdade: sobre si mesma, a vida e a verdade sobre os demais. Esta é a única maneira de fazer o mergulho na vida que a desenvolva como pessoa e que lhe dará o sentido da sua vida, tal qual Deus quer para ela. Viver por aparências, para ganhar dinheiro, arrastado pelas histerias tecnológicas ou radicalismos ideológicos como se estes fossem doutrina de vida é desperdiçar o tempo e o sentido real da vida.
Ter boas maneiras é possuir virtudes, e a honestidade e a integridade são duas delas. A forma como vivemos cada detalhe da vida cotidiana influencia o tipo de sociedade que construímos, e se vivemos o dia a dia com honestidade e integridade, estamos pavimentando nosso caminho para a santidade.

Comentários
Postar um comentário