A ópera sempre foi o evento mais formal do lazer em sociedade. Dado o requinte do momento, vista-se de acordo: é uma homenagem que se presta aos artistas, aliás, devida a todos os eventos com apresentações ao vivo.
Devemos chegar cedo e sentar-nos a tempo nos nossos lugares. Falar quando se executa o programa é indício de má educação, impedindo que os outros desfrutem do espetáculo. Não se entra depois do espetáculo ter começado, nem na entrada inicial, nem no regresso dos intervalos. Há sempre um aviso suficiente de que o espetáculo vai começar ou recomeçar. Colabore.
Algumas senhoras que desfilam elegantemente pelos salões parecem relaxar completamente quando entram no banheiro. Evite comentários muito pessoais sobre intimidades no banheiro do teatro e em qualquer outro banheiro público.
Desfrute não só do espetáculo, mas também do ambiente, e, se tiver oportunidade, nos intervalos vá até ao restaurante e tome uma bebida com seus amigos. Se estiver no camarote, os garçons podem servi-lo.
Se não conhece a ópera que será apresentada, leia sobre ela antes de ir. Irá apreciar mais. Na ocasião, são oferecidos catálogos e, às vezes, outros artigos. Compre tudo que estiverem oferecendo para vender porque isso ajuda os artistas e suas iniciativas. Compre os catálogos porque serão uma ótima recordação e camisetas. Assine as versões online se puder e compre cadeira cativa para todo ano como forma de apoiar as iniciativas culturais.
Não bata palmas a toda hora. Na ópera e no balé, aplauda no final de cada cena e no final da performance. É costume aplaudir no final de um balé solo ou dança especial, e é só. Deixe as palmas para o final. Na ópera, só começam a aplaudir quando a última nota de música desapareceu completamente.
Não faça barulho de espécie alguma. Cuidado com seus comentários e ares pernósticos de "profundo conhecedor" do assunto. Se você não é realmente um especialista e, mesmo se for, mas não lhe pedirem uma opinião, abstenha-se de explicações ou observações de aprovação ou reprovação de uma determinada interpretação ou execução musical, ela pode falar mais de quem você é do que do assunto que está propondo.
Resista à tentação de balançar-se, reger a ópera, cantar junto, bater com os pés no chão ou com as mãos no joelho ou contorcer-se para expressar as emoções dos personagens da ópera – faça isso em casa, jamais no Teatro Municipal. Essa atitude demonstra falta de noção e educação. Em locais públicos, devemos sempre evitar incomodar os outros, inclusive com nosso entusiasmo.
Se algum dos seus acompanhantes não é um profundo conhecedor de ópera, não o lembre sempre disso com explicações e comentários desnecessários.
Quando, no Teatro Municipal, o funcionário se oferecer para levá-lo até ao seu camarote – ele é que tem a chave – você deve dar-lhe uma gorjeta de 3 a 5% do valor do camarote. No camarote, as mulheres sentam-se nas cadeiras da frente e os homens nas de trás.
Não saímos de um teatro enquanto os atores estão no palco; esperemos pelo intervalo para sair. Do mesmo modo, não saímos quando alguém está falando. Esperamos a homilia acabar, o discurso, a palavra de quem estava falando e antes que a reunião continue, ou que a palavra seja dada a outra pessoa, informamos nossa necessidade de sair.
Comentários
Postar um comentário