Educação e Boas Maneiras nos Batizados
Pelo batismo o recém-nascido recebe o próprio Deus no coração e entra na família que é a Igreja. E isso deve ser comemorado. Veja abaixo alguns detalhes úteis sobre etiqueta e boas maneiras para participar ou organizar um batizado.
Dos Convites para Batizados
- Geralmente os batizados são feitos por convites informais, o que quer dizer feitos pelo telefone, convites impressos ou por e-mail. Esses convites devem informar o dia e local da cerimônia e também convidam para recepção que se seguirá a cerimônia.
- Não se costuma usar convites formais - impressos especiais para a ocasião e redigidos em terceira pessoa - mas se forem feitos eles estarão implicando que a festa e todo o serviço será um pouco mais formal. Portanto, vá mais bem vestido e se for você o organizador eleve o nível da produção da festa.
- O padre deve ser convidado para o batizado. Como, geralmente são muitos convites talvez, o padre nem sempre poderá ir, mas deve ser sempre convidado.
- Não se convida só para o batizado. Todos são convidados para o batizado na Igreja são convidados para a reunião festiva que se segue, seja ela um almoço (talvez um bufê) se a cerimônia foi de manhã ou um lanche se o batizado foi à tarde.
- Como todos os convites, devemos responder o mais rapidamente possível para facilitar a organização do evento.
-
Não é preciso convidar todos os conhecidos para o batizado. Em geral são convidados para o batizado:
- Os padrinhos (e o respectivo cônjuge caso este não seja também padrinho).
- Os avós.
- Os irmãos dos pais.
- Os padrinhos dos irmãos do bebê.
- Outros parentes e os amigos mais próximos da família.
Sugestão de Convite Formal para Batizado
João e Camila
Pedro e Clara Ferreira convidam para celebrar o batismo de Sofia na Paróquia Cristo Redentor em Laranjeiras, no domingo, 8 de novembro, e depois no Clube do Fluminense.
RSVP
joãoecamila@gmail.co.uk
11.00am Igreja
12h30 Almoço
Roupa do Batizado
A roupa do batizando é preferencialmente branca sendo que durante a cerimônia ela não usará bonés ou toucas. A roupa dos adultos é aquela apropriada para ir a Igreja. Se o convite foi formal se deve vestir ainda um pouco melhor.
Cerimônia
- Na fé católica é exigido que os padrinhos - escolhidos entre parentes e amigos íntimos - sejam desta mesma religião.
- Durante a cerimônia todos acompanham as orações com respeito e reverência e não apenas assistindo de forma distante como se o batismo fosse um espetáculo civil. Após a cerimônia é assinado o livro de registro.
Recepção do Batizado
- O batizados se comemoram geralmente com uma recepção informal.
- Quando o batizado coincide com o aniversário do bebê pode-se fazer a festa com algum tema infantil, mas esta decoração não deve suplantar ou ignorar o Sacramento do Batismo. Ignorar, na festa, a comemoração do recebimento do Sacramento é falta de categoria humana e beira o desrespeito ao sagrado.
- A decoração da recepção ou chá de batizado pode ser com flores brancas ou que lembrem o sacramento recebido. Sendo muito pequenino o bebê aparece só para a cerimônia, sendo maiorzinho participa da festa.
- A champanhe simples é o tradicional vinho dos batizados. Mas à tarde um bom vinho também é apropriado.
- O bolo é branco e pode ter as iniciais do batizando ou o nome com a data do batismo, ou o tema do sacramento geralmente a pomba do Espírito Santo.
- Se pode fazer um brinde à criança que deve ser proposto pelo padrinho. A cerimônia e os festejos são em honra da criança pela celebração do sacramento do batismo. O padrinho ou um amigo pode fazer um brinde para a criança, mas sem longos discursos.
- Nas recepções de batizado cabe uma atitude de decoro sem exageros de alegrias descontroladas, bebidas em excesso ou comportamentos informais demais que denotem descaso para com o acontecimento de cunho essencialmente religioso.
- Uma bonita tradição é fazer o bolo do batizado igual à primeira parte do bolo do casamento dos pais.
- A comemoração do batizado é geralmente informal e não é longa.
- O ideal é um local para a comemoração próximo à Igreja como o salão de festas da casa onde se mora se perto da Igreja, um hotel, restaurante ou casa de festa.
- As bebidas servidas são geralmente champanhe, vinhos, café, chá e bebidas leves.
- Certamente entre os convidados deve haver crianças pequenas. A organização da festa deve providenciar apoio para atendê-los além de entretenimento apropriado aos pequeninos.
Das Fotografias do Batizado
- Na igreja as fotografias não devem perturbar a cerimônia nem ser invasivas. O ideal é que se pergunte ao pároco sobre quando e onde se pode ir para tirar fotos.
- Durante a festa, o ideal é que as fotos não perturbem o bebê. Talvez um fotógrafo profissional possa organizar melhor as fotos para criar um bonito álbum da ocasião.
Dos Demais Convidados
- Todos os convidados devem levar presentes.
- Deve haver um lugar na festa para a colocação dos presentes, mas não é necessário abri-los na festa do batizado.
- Mas os presentes devem ser agradecidos. Aqui no Brasil não se tem o costume de enviar notas de agradecimento, mas ao menos ao receber o presente agradeça e não apenas receba o embrulho e coloque-o na cestas de presente, como quem recebe um ingresso de entrada. Não se deve jamais tratar os presentes como uma espécie de "pagamento" pelo convite ou pelo que se consome. Nem por quem os oferece nem por quem os recebem. E isso se evita pela deferência com que se escolhe e embrulha o presente e pela maneira como agradecemos e tratamos o presente recebido ao depositá-lo na caixa de presentes.
- Mesmo que você não vá ao batizado deve enviar o presente. Não há razão para não se levar um presente para uma criança qualquer que seja o motivo da comemoração.
Da Roupa dos Convidados
- Apesar de ser um evento menos formal, é na Igreja e, portanto, o ideal é que os homens vistam terno ou pelo menos uma jaqueta.
- Às mulheres é melhor um vestido social. Saias e vestidos, QUE NÃO SEJAM CURTOS, são mais apropriados para a Igreja.
- As crianças pequenas também devem estar bem vestidas.
Dos Horários do Batizado
- Quando o batizado é pela manhã deve ser seguido de um almoço para os convidados.
- Quando é à tarde, o batizado é seguido de um lanche.
- O horário do batizado depende do horário da Paróquia para batizados.
- Se tiver um sacerdote ou padre amigo da família que gostaria de celebrar o batizado isso deve ser combinado com antecedência com o pároco da Igreja onde será celebrado o batizado.
Dos Padrinhos
- Ser padrinho de uma criança é uma honra e uma obrigação. Os padrinhos devem ser escolhidos entre pessoas praticantes que possam orientar e ser exemplo na fé para a criança.
- Ao fazer o curso preparatório do batismo, os pais e padrinhos compreenderão melhor a cerimônia do batismo e suas obrigações diante de Deus pelo sacramento do Batismo. Os padrinhos não devem criar dificuldades para frequentar o curso preparatório do batismo.
- O padrinho responde pela criança na falta dos pais. Se não pudermos assumir a responsabilidade devemos explicar os bons motivos para não aceitar.
- Se uma pessoa se oferece para padrinho é educado aceitar. Mas devemos deixar os pais da criança escolherem os padrinhos.
- Devemos procurar os padrinhos entre os amigos e parentes. É simpática a reciprocidade entre padrinhos criando mais laços entre as famílias. Os amigos muitas vezes vão embora e os parentes muitas vezes não são tão próximos como os amigos. Por isso é preciso escolher sabiamente os padrinhos.
- Por ocasião do batizado, espera-se que um padrinho dê um presente significativo e não um brinquedo. Objetos de prata, um colar de pérolas, torná-lo seu herdeiro se não houver outros descendentes, uma conta bancária, umas ações, um título de sócio proprietário de um clube ou associação vitalícia de proteção ambiental ou de uma biblioteca, camarote no Teatro Municipal ou do Estádio de Futebol da cidade, se for o caso.
- Espera-se que os padrinhos deem presentes ao afilhado todos os anos até eles completarem 18 anos e no Natal e no casamento do afilhado.
Do Afilhado
- O afilhado deve sempre convidar seus padrinhos para seus aniversários.
- O afilhado deve sempre agradecer os presentes recebidos dos padrinhos por toda vida e ser sempre atenciosos com eles.
- Mesmo quando distantes, os afilhados devem mandar convites e agradecer por escrito os presentes recebidos.
- Mesmo que se perca um pouco do contato entre os padrinhos e afilhados à medida que os afilhados cresçam, deve-se continuar convidando os padrinhos para as festas de aniversário. Isto só cessa se houver total perda de contato.
- Os afilhados devem convidar seus padrinhos para o batizado dos próprios filhos.

Comentários
Postar um comentário