Símbolos do Natal: Cajado dos Pastores - Doce

 

 Doce de Natal em formato de Cajado

As cajados de Natal representam o bastão dos pastores que foram os primeiros a chegar ao estábulo onde estava o menino Jesus, Maria sua Mãe e São José. A cor vermelha da bengala pode simbolizar o sangue de Cristo.

Os cajados de Natal feitos de açúcar também está associada a tradição de dar doces durante a temporada festiva. Dar doces na forma de bengalinhas é uma maneira de expressar compartilhar a doçura do Natal e a generosidade e consequentemente o amor que se renova no Natal. O formato em espiral da decoração do cajado de açúcar pode representar a natureza eterna do amor de Deus por nós que nos mandou seu filho Jesus no Natal. 

Antigamente na Europa, onde a cana de açúcar era um luxo importado, as primeiras bengalas de Natal eram, na verdade, bastões sólidos de açúcar que eram usados como enfeites comestíveis colocados na árvore de Natal. Essa  tradição se popularizou Estados Unidos no final do século XIX. Um doceiro em Indiana teria criado canas de açúcar brancas com listras vermelhas para simbolizar o espírito natalino. A tradição cresceu e se espalhou e hoje as bengalinhas vermelhas e brancas estão em todas as decorações de Natal e não apenas como doces, mas como elementos de decoração em quase todos os materiais possíveis.

Doces imitando a bengala dos Pastores



Enfeite de plástico para colocar na árvore de Natal no formato de  cajado imitando os cajados em forma de doces



Veja como fazer os doces em forma de cajados dos pastores aqui



Comentários