Para compreender como devemos nos comportar num casamento, é preciso compreender bem a
![]() |
| Aliança Aço inoxidável Anel Casamento Dourado e prata 4MM |
natureza da cerimônia religiosa de casamento do qual todo o resto é desdobramento.
A festa é para comemorar a alegria da união do novo casal e não o ponto mais importante do casamento.
Quando Deus instituiu o casamento, Ele tinha uma visão clara em mente: "Não é bom que o homem esteja só." Assim, Ele criou a mulher. Esse momento sublime lançou as bases do matrimônio cristão, enfatizando dois princípios fundamentais: igualdade de dignidade e complementaridade de caráter para apoio mútuo do homem e da mulher.
A revelação de Deus sobre essas verdades levou à instituição do casamento. Ele instruiu o homem a deixar seu pai e sua mãe e se unir à sua esposa, tornando-se uma só carne. Essa união não era apenas um laço humano, mas um reflexo da verdadeira imagem de Deus, enraizada na profunda comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O amor que existe entre as três pessoas da Trindade Santa deve ser replicado na união de um casal que se casa.. Como Edith Stein, a freira carmelita que pereceu em Auschwitz, destacou: "O amor é vivido quando buscamos ajudar as criaturas a atingir a perfeição." Deus criou a mulher para aperfeiçoar o marido, os filhos e aqueles que se aproximam da nova família. A imagem mais perfeita da mulher é encontrada na Santíssima Virgem Maria.
O Sacramento do Casamento
A Igreja ensina que o casamento é uma aliança destinada ao bem-estar dos cônjuges, à procriação e educação dos filhos, e é elevado à dignidade de sacramento por Jesus Cristo.
São Josemaria Escrivá, o santo da vida cotidiana, enfatizou a importância de testemunhar Cristo, no dia a dia do casamento. O casamento não é apenas um sonho humano; é uma vocação divina que Deus incutiu no casal, um plano estabelecido por Deus para um homem e uma mulher que afetará outras vidas, incluindo filhos, a sociedade e o mundo em geral.
Como disse o Papa João Paulo II, "Deus primeiro pensou em uma pessoa com sua vocação e, depois, pensou em criar o mundo." Portanto, o casamento é algo que realiza profundamente aqueles que são chamados a essa vocação.
Por tudo isso, devemos abordar uma cerimônia de casamento com grande reverência. Ali, estamos diante de Deus, testemunhando a união de duas almas para a eternidade, e devemos rezar pelo futuro do casal e lembrar todo o amor de família que já vivemos com muita gratidão.
Portanto, uma cerimônia de casamento religiosa adiciona a dimensão espiritual à união e fortalece a fé dos noivos e de todos que testemunham a união deles. Por tudo isso, nosso comportamento, nossa atitude e nosso modo de vestir durante toda a cerimônia deve ser de reverência e respeito.
1. Dimensão Espiritual
A cerimônia religiosa do casamento é pedir a benção de Deus sobre a nova família que se forma, é um juramento perante Deus e a sociedade da comunhão de amor dos noivos. Portanto, envolve Deus e busca Sua orientação e bênção. É na cerimônia do casamento que é firmada a responsabilidade primordial no casamento que é espiritual, é de amor. Uma pessoa que não se casa numa cerimônia religiosa perde a dimensão divina do casamento.
2. Santidade e Permanência
Um casamento religioso afirma que o casamento não deve ser encarado levianamente. Ele confere santidade e permanência à união, alertando contra qualquer interferência. Essa sanção divina serve como lembrança do compromisso sagrado feito.
3. Testemunho de Fé
Uma cerimônia religiosa proporciona à noiva e ao noivo uma base sólida de fé em Deus, o que, por sua vez, os ajuda a ter fé um no outro. Casamentos religiosos simbolizam a nova vida do casal juntos, fortalecendo sua fé compartilhada.
4. Tradição e Simbolismo
Casamentos religiosos são ricos em tradição e simbolismo. Cada religião tem tradições específicas durante a cerimônia, simbolizando o respeito do casal pela sua fé e pelos princípios religiosos aplicados ao relacionamento.
5. Envolvimento da Comunidade
As cerimônias de casamento religiosas reúnem a comunidade de fé do casal para celebrar a união e oferecer apoio. A cerimônia de casamento religiosa é importante para pois adiciona uma dimensão espiritual ao casamento, fortalece sua fé e estabelece uma aliança sagrada e duradoura. Sem ela, o casamento é apenas um acordo humano entre duas pessoas, passível de ser cancelado ao sabor das conveniências, e isto não nos realiza humanamente. Não é a festa de casamento, o casamento propriamente dito, nem o documento firmado no cartório. Na verdade, o casamento acontece na cerimônia religiosa.
Conclusão
O casamento, como projetado por Deus, é uma instituição profunda e sagrada, e as cerimônias religiosas de casamento honram esse plano divino. Elas enfatizam a dimensão espiritual do casamento, a santidade da união e o testemunho de fé. A tradição e o simbolismo enriquecem a experiência, enquanto o envolvimento da comunidade de fé adiciona um senso de apoio e celebração.
Tudo isso serve para explicar que o comportamento e o modo de vestir numa cerimônia de casamento religiosa é necessariamente composta, formal e cerimoniosa não cabendo aí informalidades excessivas.

Comentários
Postar um comentário