Elegância à Mesa: Boas Maneiras e Etiqueta com o Guardanapo de Pano

Seja em uma refeição formal ou em um encontro descontraído, as boas maneiras à mesa refletem nossa boa educação e respeito pelos outros. O uso adequado do guardanapo de pano é parte da etiqueta à mesa que todos devemos conhecer. Apesar das muitas responsabilidades que minha querida mãe tinha com três crianças pequenas, ela caprichava na arrumação da mesa do dia a dia e exigia que nos comportássemos adequadamente, sempre com o apoio do meu pai. E ela marcava o nosso lugar à mesa com as argolas de guardanapo. Eram simples as argolas do dia a dia, muito diferentes das usadas nos aniversários ou dias de visitas. Ainda hoje, recordo-me das cores das argolas correspondentes a cada um de nós em casa, marcando nossos lugares à mesa: onde estava a argola azul era o lugar do meu amado pai.
Anel Porta Guardanapo

Aprendi com eles que é treinando nas refeições em casa, no cotidiano, que nos tornamos naturalmente educados nos eventos da vida em sociedade. 

Esses caprichos não têm a ver com ser snobe, aristocrático ou metido. Na verdade, a classe média usava as argolas para não precisar trocar os guardanapos a cada refeição, marcando qual era de cada um. A nobreza, com mais empregados, podia trocar os guardanapos a cada refeição. Em nossa casa, deixávamos o guardanapo para mais uma refeição, evitando assim lavá-lo a cada refeição também. Ou seja, as medidas de etiqueta nunca devem ser sobre parecer o que não se é, como chique, por exemplo, mas devem ser sempre uma medida do nosso capricho e amor cotidiano. 

 Use copos ou pratos de plástico e guardanapos de papel, mas nunca de modo desleixado, sujos, e jamais animados por preguiça e comodismo, afinal, como diz São Josemaría, o santo da vida cotidiana, é na vida diária que encontramos o Amor, a Cristo, e não o encontraremos com desleixos e sujidade. Aliás, também é da minha época dizer para as meninas que Nossa Senhora não visitava casa suja, mas isso é tema para outra postagem. Espero que se inspirem a ensinar seus filhos e a animar sua família com cuidados carinhosos na hora das refeições.

Dicas de Boas Maneiras para o Uso do Guardanapo de Pano

  1. Ao apresentar o guardanapo em argolas individuais, coloque-os à esquerda, próximo ao garfo. 
  2. Ao remover o anel do guardanapo, coloque-o no lado esquerdo, acima dos garfos.
  3. Ao limpar os lábios com o guardanapo, erga-o até a altura dos lábios e evite abaixar-se para usá-lo como se o guardanapo estivesse preso ao seu colo. Traga o guardanapo aos lábios e não ao contrário.
  4. Ao terminar a refeição, deixe o guardanapo à direita, sem dobras. Se não houver pratos sobre a mesa, o guardanapo pode ser deixado onde estavam os pratos. Ou seja, o guardanapo limpo é apresentado à esquerda; uma vez usado, deve estar à direita ou onde estava o prato, se não houver mais pratos sobre a mesa.
  5. Nas refeições formais, aguarde que a anfitriã coloque o guardanapo no colo antes de fazer o mesmo. Isso vale também para refeições em casas religiosas ou de idosos, demonstrando respeito. Coloque o guardanapo sobre os joelhos assim que que a dona da casa fizer isso, o que será logo ao se sentar e sempre conservando uma dobra devido ao grande tamanho. 
  6. Em refeições informais, como o chá, abra o guardanapo todo para evitar que caia do colo.
  7. O maior guardanapo é o das refeições mais formais, como o jantar. As refeições informais, como o almoço, têm guardanapos menores. O chá tem um guardanapo ainda menor, e o menor de todos é o do coquetel. Em geral, os tamanhos médios são: jantar 50cm², almoço 40cm², chá 30cm², e coquetel 15cm². Essas são medidas podem variar.
    Guardanapo com 42cm

  8. Em refeições de buffet, abra o guardanapo logo que se sentar.
  9. Jamais abra o guardanapo com sacudidelas, abra-o sempre de forma discreta.
  10. Jamais prenda o guardanapo no cinto, no colar ou na blusa.
  11. Use o guardanapo para limpar os lábios e os dedos, especialmente antes de beber para que detritos da mastigação não caiam no copo.
  12. Nunca use a toalha de mesa como guardanapo.
  13. Não "raspe" a boca com o guardanapo; dê toques na boca para secar.
  14. Não use o guardanapo para secar pratos, copos, limpar a mesa, os brinquedos das crianças, etc.
  15. O guardanapo de coquetel é apenas para limpar as mãos depois de pegar algo, não vai realmente no colo.
  16. O guardanapo que não está dobrado de forma artística permanece à esquerda do garfo e, quando dobrado de forma decorativa, é colocado no centro do prato, voltado para o comensal.
  17. Se o café for servido à mesa após a refeição e não em outra sala, mantenha o guardanapo no colo.
  18. Use o guardanapo frequentemente durante a refeição.
Ps.: O anel de guardanapo para nós foi em grande medida uma maneira de marcar o lugar à mesa e conservar o guardanapo de cada um para a próxima refeição. Tivemos nomes, cores ou marcas nos anéis de guardanapos para saber de quem era o guardanapo na próxima refeição do dia. ( só de um dia). Depois no Natal o anel de guardanapo foi ganhando ares de elemento de enfeite. Mas em festas com estranhos, minha mãe não usava o anel de guardanapo. Ela não gostava das dobras muito elaboradas, e preferia colocá-los ao lado dos garfos de modo simples quando tínhamos visita. Eu é que gostava de fazer dobras mirabolantes e de colocar o guardanapo no prato e não ao lado do garfo. Isso e onde colocar os talheres de sobremesa eram nossas eternas diferenças. Ela sempre queria que os talheres de sobremesa viessem para a mesa com a sobremesa. Eu gosto deles acima do prato. Ela era muito boazinha e acabava deixando eu fazer todas as coisas que eu queria...

Comentários