![]() |
Jogue com seus avós esses clássicos do tabuleiro |
Dedique tempo de qualidade aos seus filhos. Além de jogos de tabuleiro e leitura antes de dormir, você pode envolvê-los em outras atividades que permitam que vocês se conectem e se divirtam juntos. Por exemplo, cozinhar juntos, fazer caminhadas ou acampamentos em família, ou até mesmo praticar um esporte juntos.
Crie aventuras personalizadas para cada um deles e faça com que se interessem ao menos um pouco pelo que interessa ao outro irmão. Além de proporcionar experiências diferentes para cada filho, incentive-os a trabalhar juntos em projetos que envolvam seus interesses mútuos. Por exemplo, se um filho gosta de desenhar e o outro de escrever, estimule-os a criar uma história em quadrinhos juntos.
Além de explorar concertos, óperas, balés, livrarias, planetários, exposições e museus, envolva seus filhos em outras atividades para desenvolver habilidades sociais e emocionais. Incentive-os, por exemplo, a participar de atividades de voluntariado ou a visitar lares de idosos e orfanatos.
![]() |
Desperte o interesse do seu filho pela ciência |
Desenvolva a curiosidade dos seus filhos ao provocar neles interesses diversos, mesmo que simples. Por exemplo, promova a curiosidade pela cultura de um povo ao preparar um prato típico para o almoço. Conhecer um pouco de gastronomia internacional já faz parte da formação de qualquer jovem.
Além de apresentar a seus filhos a museus e outras atividades culturais, encoraje-os a explorar seus próprios interesses e paixões. Se um filho gosta de música, incentive-o a aprender a tocar um instrumento. Se outro gosta de esportes, apoie-o a se juntar a uma equipe esportiva local.
Desenvolva o interesse científico dos seus filhos ao promover experiências e interesses científicos em casa. Por exemplo, ajude-os realizar uma reação química simples ou construir um vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre. Através dessas experiências, explique princípios científicos de maneira prática. Da mesma forma, estimule a descoberta da literatura e da História como fontes fundamentais para o desenvolvimento pessoal deles. Eles podem fazer a árvore genealógica da família ou pesquisas históricas sobre sua família. Também podem conhecer os pratos e a história dos países dos livros de literatura que lerem.
Me lembro até hoje, que quando meus pais saíam à noite para ir ao cinema, quando voltavam nos presenteavam com um livro da livraria "Entre Livros" que ficava na galeria do cinema. Até hoje, recordo vários títulos que impactaram positivamente minha vida, como "Robin Hood" e os clássicos da literatura russa e inglesa, que continuo a amar.
O teatro é sempre uma fonte importante para a formação humana e emocional das crianças. Estimule a imaginação e a criatividade das criaanças através de brincadeiras que envolvam contar histórias, teatro de fantoches, desenhos malucos, entre outras atividades lúdicas.
Também se podem desenvolver valores e a instrução prática das crianças a partir da realidade cotidiana,
![]() |
Dê a seus filhos clássicos da Literatura |
ensinando-as a organizar suas coisas e seus quartos, a cuidar do meio ambiente, a como plantar sementes, cozinhar juntos ou construir algo usando materiais recicláveis. Os jovens podem e devem ser instruídos não apenas em habilidades intelectuais mas também em habilidades práticas em como consertar uma torneira, como se faz arroz, café, etc.
Um item muito negligenciado na educação brasileira costuma ser a formação visual. É preciso ensinar as crianças a ver: cores, composições, estilos, etc.
Em tudo você pode considerar explorar atividades que estimulem os sentidos das crianças, como experiências com cores, texturas, sabores e odores porque as crianças são muito ligadas em seus sentidos.
Crie desafios e jogos que incentivem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os membros da família, como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro ou caça ao tesouro em casa. Consulte a internet para descobrir diversas brincadeiras para fazer em casa.
E não se esqueça de dar boa formação em música aos seus filhos. Não diga que barulhos são música. Faça-os conhecer estilos musicais, instrumentos, história da música e oriente-os a que desenvolvam seu ouvido para não se enganarem sobre o que é boa música. Há boa comida e há comida do dia a dia. Todas tem seu valor, mas existe sim uma hierarquia no belo onde algumas coisas são mais belas do que outras. E quando se trata de formação pessoal é uma forma de engano de roubo, esse relativismo que pretende que tudo é relativo e portanto qualquer coisa está valendo. Ver seu filho curtindo refrões de música num bar por incapacidade de saber eleger um bom programa musical é empobrecedor.
Comentários
Postar um comentário