- Ao entrar em uma conversa entre desconhecidos, por exemplo numa festa, apresente-se para criar uma atmosfera amigável e inclusiva. Os que já estavam no grupo devem acolher quem chega e se apresenta com cortesia. Em casa de amigos se pode pressupor uma cordialidade básica para essa auto apresentação. É obrigação da anfitrião e das pessoas a quem ela solicitou ajuda para receber certificar-se que todos os convidados estejam entrosados. Mas caso a anfitriã esteja ocupada podemos nos apresentar e ninguém deve presumir cantada à essa conversa social básica que se inicia.
- Oportunamente, certifique-se de incluir a todos na conversa com o olhar, aproximando pessoas, fazendo perguntas ou apresentações.
- Assuma a responsabilidade por seus erros: peça desculpas e busque reparar o mal causado. Essa atitude não apenas demonstra responsabilidade, mas também reflete caráter e boas maneiras.
- Ceda o seu lugar no transporte público a quem precisa, como idosos, mulheres grávidas ou com crianças de colo.
- Ceda passagem ao entrar ou sair de uma sala, cômodo ou edifício. Dê preferência de sair ou entrar para idosos, pessoas com necessidades especiais, grávidas e mães com crianças de colo.
- Chegue pontualmente a todos os compromissos; isso demonstra seu respeito pelos outros e evidencia sua eficácia e cortesia.
- Conviva bem com os defeitos dos outros.
- Cubra a boca com a mão ou um lenço.
- Comportamento em Grupo e Generosidade
- Devolva itens emprestados oportunamente, demonstrando responsabilidade e consideração por quem lhe ajudou.
- Diga Bom dia!, Perdão!, Desculpe, Com prazer, Obrigado, Não há de que, Por favor, Bom dia, Noite. Sempre. Com todos. Inclusive com pai e mãe.
- Dê aos outros a oportunidade de falar sem interrupções, demonstrando respeito por suas ideias e opiniões.
- Dê atenção total aos outros quando estão falando, transmitindo respeito e habilidades de escuta ativa.
- Dê crédito aos outros por suas ideias ou contribuições, reconhecendo seus esforços; isto promove um ambiente positivo por meio de atitudes cotidianas de boas maneiras.
- Dê elogios sinceros aos outros, elevando seus espíritos e promovendo interações positivas.
- Dê um elogio sincero à casa ou pertences pessoais de alguém, mostrando apreço e boas maneiras. Mas note que o elogio tem que ter uma motivação reta, sair julgando ou regulando a vida dos outros com aprovações pessoais não é elogio. Se a pessoa está orgulhosa do carro, da nova casa, elogie, mas se você foi visitá-la e se surpreendeu com o requinte da casa, melhor guardar esse pensamento para quando o tema da decoração da casa surja, ou você poderá parecer um crítico ou invejoso.
📚 Leituras Complementares Sugeridas
🏛️ Vida em Sociedade & Boas Maneiras
Buscando posts relacionados...
✨ Virtudes & Doutrina Católica
Buscando posts relacionados...
⚔️ Série Malum
Buscando posts relacionados...
⛪ Doutrina Católica
Buscando posts relacionados...
Comentários
Postar um comentário