Check list de Boas Maneiras: Cuidados Pessoais

 

Boas Maneiras à Mesa e Cuidado Pessoal

  1. Fale baixo, mas não inaudível. Nunca fale alto. 
  2. Não fale de boca cheia. 
  3. Cubra espirros, bocejos com um lenço. 
  4. Não os remarque se alguém cometer alguma gafe ou mal feito à mesa.
  5. Informe os anfitriões sobre quaisquer mudanças na presença ou traga convidados inesperados para eventos, demonstrando consideração e boas maneiras.
  6. Leve consigo seu lixo.
  7. Mantenha a voz baixa em ambientes silenciosos, como bibliotecas ou museus, mantendo uma atmosfera respeitosa.
  8. Mantenha conversas confidenciais quando alguém compartilha informações pessoais, exibindo confiabilidade e respeito.
  9. Mantenha conversas em um volume adequado em áreas públicas, garantindo a privacidade dos outros e evitando perturbá-los.
  10. Mantenha o smartphone no modo silencioso ou vibratório em espaços públicos, demonstrando consideração pelas pessoas ao seu redor.
  11. Mantenha os cotovelos fora da mesa durante as refeições, promovendo uma experiência de jantar organizada e respeitosa.
  12. Mastigue com a boca fechada, evitando que a comida seja vista e ouvida durante as refeições, promovendo boas maneiras à mesa.
  13. Menos é mais: em ânimos, maquiagem, trejeitos, e tudo que revele uma alma fora de seu centro.
  14. Nas coisas simples, não seja medíocre: não reclame de ter que tomar banho, o tempo quente ou frio, etc. Na verdade, as pessoas realmente elegantes evitam ser pesadas aos outros com queixas desnecessárias de qualquer espécie.
  15. Não atire NADA pela janela.
  16. Não balance a cadeira.
  17. Não bata as portas. Não use muita força para girar as maçanetas ou qualquer ato destemperado no uso de materiais.
  18. Não coloque cotovelos na mesa.
  19. Não comente aspectos íntimos como assunto de conversa. ( Estou apertado!, por exemplo).
  20. Não comente sobre a aparência física de ninguém; demonstre sensibilidade e boas maneiras.
  21. Não conte piadas ofensivas sobre a raça, gênero ou etnia de ninguém; mantenha um ambiente respeitoso.
  22. Não cuspa.
  23. Não encha demais o garfo.
  24. Não entre em recinto fechado sem bater E ESPERAR A RESPOSTA DE QUEM PODE ENTRAR.
  25. Não fale alto em transportes públicos; mantenha um ambiente tranquilo e respeitoso.
  26. Não fale com a boca cheia.
  27. Não fale de boca cheia, impedindo que comida seja projetada ao falar, mantendo boas maneiras à mesa.
  28. Não fale de si mesmo, seja feitos, trabalhos, mazelas, urinas, feitos sexuais como assunto corrente. Fale de temas que interessam somente a si mesmo apenas com amigos e por motivos como alegria, preocupação e só por real necessidade, não como se fosse objeto de interesse geral.
  29. Não fale de vontade de fazer xixi, de absorventes, fezes, catarro, etc.
  30. Não faça a primeira reclamação de um problema já com tom de crítica, deboche, mas procure a solução e não a exaltação de sua pessoa pelo acerto de sua verdade, ou direito.
  31. Não faça comentários críticos desnecessários.
  32. Não gesticule, seja enfático, pegue balas demais, escolha ou revire as comidas servidas nos restaurantes a quilo, ocupe muito espaço com embrulhos nos restaurantes.
  33. Não interrompa as conversas. Não dê respostas inconvenientes ou faça brincadeirinhas que desdenham dos outros. Não ignore a necessidade e os interesses de quem está à sua volta.
  34. Não interrompa os outros durante as conversas; facilite uma comunicação eficaz e boas maneiras.
  35. Não lixe ou corte as unhas em público.
  36. Não mastigue com a boca aberta.
  37. Não monopolize conversas e dê aos outros a oportunidade de falar; mantenha sempre uma comunicação respeitosa.
  38. Não palite os dentes na frente de outras pessoas.
  39. Não palite os dentes na mesa.
  40. Não promova a raiva através de discursos de ódio ou qualquer forma equivalente.
  41. Não recuse elogios com falsa modéstia, mas também não faça deles um motivo de grande êxtase.
  42. Não respire, nem tussa ou espirre alto.
  43. Não se exceda com perfume ou fragrâncias fortes, para não incomodar os outros.
  44. Não se intrometa em conversas privadas, garantindo a privacidade dos outros e exibindo boas maneiras.
  45. Não seja excessivamente crítico ou negativo em situações sociais, promovendo uma atmosfera positiva e agradável.
  46. Não seja o último a ir embora de um evento social; demonstre respeito pelo anfitrião e vá embora no tempo certo: 30 a 40 minutos depois de cortar o bolo ou ter se encerrado o jantar.
  47. Não sejas afetado: não exija exclusividade, não peça favor, não queira a escolha do lugar, da hora, não pergunte para quem não quer realmente ouvir. Não pergunte se você não tem tempo e paciência. Faça apenas o que quer.
  48. Não ser melindroso. Em qualquer situação, engula sapos, seja aceito com diplomacia. Não afronte pessoas ou estabelecimentos em público, nem faça críticas à obra de pessoas. Não fale mal de nada para outros. Se você não gosta de algo, ou desaprova, mantenha isso para si.
  49. Não suje seu próprio sapato.
  50. Não tentar ser engraçado o tempo todo; saiba adaptar seu comportamento ao contexto e promover um ambiente respeitoso.
  51. Não toque na comida que não vai comer.
  52. Não use boné ou chapéu em ambientes fechados, como restaurantes, mostrando respeito pelas normas de etiqueta.
  53. Não use palavras de baixo calão em situações sociais, promovendo uma comunicação respeitosa e boas maneiras.
  54. Não use roupas inadequadas para eventos ou ocasiões, mostrando consideração pelo código de vestimenta e promovendo boas maneiras.
  55. Não use termos ofensivos ou discriminatórios em relação a raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica pessoal, exibindo respeito e boas maneiras.
  56. Não zombe de outras pessoas, seja por sua aparência, habilidades ou características pessoais, promovendo um ambiente respeitoso.
  57. Ofereça elogios sinceros, reconhecendo os esforços e conquistas dos outros, demonstrando apreço e boas maneiras.
  58. Ofereça espaço e ouça atentamente quando alguém precisa desabafar, mostrando empatia e boas maneiras.
  59. Ofereça um muito obrigado genuíno quando alguém faz algo por você, destacando gratidão e boas maneiras.

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