A virtude da caridade, o amor, é a maior de todas as virtudes. A caridade é o cerne de nossas virtudes, pois se amamos a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos fundamos nosso ser na caridade, porque Deus é a própria caridade e amar nossos irmãos é ser como Cristo que nos amou até a morte de cruz.
As virtudes morais, também conhecidas como virtudes cardeais, têm como alvo nossas ações e são disposições estáveis da mente e da vontade que guiam nossos comportamentos de acordo com a razão e a fé, ordenando nossas paixões. São quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. A prudência é a virtude que nos capacita a discernir, em todas as circunstâncias, o nosso bem verdadeiro e a escolher meios justos para alcançá-lo.
A virtude da justiça nos concede uma disposição constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A fortaleza é a virtude que garante firmeza e constância na prática do bem, mesmo diante das adversidades. A temperança é a virtude que modera o desejo pelos prazeres sensoriais e busca moderação no uso dos bens criados.
Tendo em vista a explicação acima, podemos deduzir que na vida cotidiana, se queremos praticar a caridade, sermos como Cristo na vida diária, podemos:
Nas Atividades Cotidianas, Não Seja Medíocre
Nas tarefas simples do dia a dia, não se contente com mediocridade. Não execute suas tarefas domésticas, cuidados pessoais ou obrigações de trabalho de forma negligente, pois isso só reforçará o hábito de fazer mal feito.
Reclamar das atividades corriqueiras, como tomar banho, acordar cedo, passear com o cachorro, ou de situações como o clima, o trânsito, ou o dever de auxiliar alguém enfermo, é um comportamento típico da mediocridade.
Pessoas verdadeiramente elegantes evitam sobrecarregar os outros com queixas desnecessárias e desempenham suas tarefas com destreza. Elas concentram-se nas coisas positivas da vida, contribuindo para um ambiente agradável ao seu redor.
Lembre-se de que muitas vezes, as pequenas ações que consideramos insignificantes podem ter grande importância para outras pessoas. Portanto, seja sensível aos sentimentos alheios e cumpra suas obrigações com integridade, evitando queixas desnecessárias.
Comentários
Postar um comentário