Uma pessoa verdadeiramente educada demonstra um comportamento correto e respeitoso em todas as situações da vida em sociedade. Isso implica em evitar o uso de linguagem grosseira ou ofensiva, bem como rejeitar a vulgaridade em todas as suas formas, seja no discurso, nas ações ou nos entretenimentos. Uma pessoa educada é caracterizada por sua integridade de caráter, o que a impede de proferir palavras ofensivas, mentir, difamar outros, usar substâncias prejudiciais, vestir-se de maneira inadequada ou negligenciar suas responsabilidades.
Além disso, a pessoa educada valoriza certos princípios que a afastam da cultura da superficialidade e do consumismo desenfreado. Ela não se envolve em maratonas de programas de televisão irrelevantes, não se deixa levar por impulsos consumistas e não se deixa influenciar por opiniões massificadas que promovem a mediocridade, como a legitimação de música de baixa qualidade. Em vez disso, prefere se entreter com conteúdos nobres, refinados e edificantes. Em resumo, a pessoa educada faz escolhas morais em sua vida cotidiana, inclusive na escolha das suas formas de entretenimento.
Uma pessoa educada reconhece a diversidade de expressões artísticas e valoriza as contribuições dos outros, mantendo-se aberta a novas experiências e propostas culturais. Ao contrário, uma pessoa com pouca educação tende a se apegar apenas ao que conhece, recusando-se a explorar novos estilos musicais ou a experimentar novas receitas, ideias, culturas, limitando, assim, seus horizontes. No entanto, isso não significa que a pessoa educada deva endossar o erro, a violência, a vulgaridade ou a depreciação preconceituosa de qualquer grupo, mesmo quando isso é promovido pela cultura dominante. Cada indivíduo tem o direito de se recusar a apoiar ou aceitar algo que vá contra seus princípios e valores.
Uma pessoa educada sabe receber elogios com gratidão e sinceridade, sem diminuir o valor do elogio por meio de falsa modéstia. No entanto, deve evitar exageros, autopromoção e ostentação após receber um elogio, mantendo a gratidão e o respeito em mente. Recusar um elogio pode constranger a pessoa que o ofereceu e ser visto como falta de educação e ingratidão.
Comentários
Postar um comentário