Boas Maneiras no Banheiro


Boas Maneiras no Banheiro

1. Compreenda

Imagine um mundo onde cada banheiro fosse um santuário de limpeza e respeito. Com pequenas ações, como puxar a descarga e lavar as mãos, podemos criar ambientes mais agradáveis para todos. Além disso, a higiene no banheiro está diretamente ligada à nossa saúde e à saúde de quem convive conosco.

2. Faça

  1. Lave sempre as mãos com água e sabão após usar o banheiro.
  2. Puxe a descarga sempre com o tapo fechado para evitar que as bactérias “voem” pelo resto do banheiro com o movimento da água.
  3. Limpe respingos de todo tipo e em todo lugar: na pia, no chão, restos de cabelo, de urina, etc. Seque tudo e deixe o banheiro como novo para a próxima pessoa que for usar.
  4. Jogue o lixo no lixo.
  5. feche a porta ao usar o banheiro.
  6. Feche a torneira enquanto se ensaboa para evitar desperdício de água.
  7. Conserte vazamentos.
  8. Deixe o banheiro limpo e sem vestígios de sua passagem por ele para que o próximo usuário o encontre arrumado e limpo. Isso vale tanto para banheiros públicos como de shoppings, aviões, etc., como para o banheiro da sua casa. Não deixe o que é nojento, íntimo, pessoal para outra pessoa compartilhar ou fazer. Após o uso recolha o que usou e devolvendo-os aos seus lugares: seque o banheiro após o uso, caso tenha molhado; recolha a toalha molhada, leve a roupa suja para o cesto de roupas, feche a cortina e arrume o tapetinho, guarde o shampoo e os produtos usados nos seus lugares, faça tudo que é necessário para que a próxima pessoa encontre o banheiro como deve estar. Mesmo que você more sozinho, conserve o hábito de ser limpo e ordenado em todos os lugares.
  9. Ensine as crianças a usar o banheiro de forma adequada.
  10. Faça a limpeza periódica do banheiro e troque itens de higiene pessoal regularmente.
  11. Ajude na manutenção do banheiro, mesmo que haja empregada.
  12. Respeite o espaço e os pertences dos outros usuários do banheiro, nunca pegue o que não é seu sem antes pedir licença.
  13. Sempre dê gorjeta ao funcionário que está cuidando do banheiro. Sempre.
  14. Se for cuspir prefira cobrir a boca com papel do que lançar na pia.
  15. Nos banheiros do trabalho seja discreto ao escovar os dentes.

3. Não Faça

  1. Não deixe o vaso sujo, não jogue papel no chão e não espalhe sujeira como papéis usados pelo banheiro.
  2. Não use o banheiro para outras finalidades que não a higiene pessoal. Todas as atividades de higiene pessoal devem ser feitas preferencialmente no banheiro. Ou seja, não lixe unha na Igreja, não corte as unhas na sala na presença de outras pessoas, não passe batom à mesa, etc.
  3. Não leve celular ou outros objetos para o banheiro para que não se contaminem e não levem as bactérias do banheiro para outros lugares da casa, como a sua cama por exemplo, quando for usar o dispositivo digital de novo.
  4. Evite demorar demais no banheiro, principalmente se outras pessoas estão esperando e também para economizar água que é importante para o meio ambiente.
  5. Não deixe cabelos, restos de produtos como pastas de dente, fio dental na pia. Não espalhe sujeira ou desordem pelo banheiro. Verifique antes de sair se está tudo em ordem para o próximo usuário.
  6. Não use a mesma toalha para várias pessoas e não compartilhe objetos de higiene pessoal como escovas de dentes entre várias pessoas.
  7. Lave a escova de dentes com o mesmo produto com que você lava o garfo que também leva à boca. Isso ajuda a evitar a formação de placas de bactérias nos dentes. 
  8. Não desperdice água, papel higiênico ou outros recursos.
  9. Não ignore pequenos problemas no banheiro, como vazamentos ou falta de papel higiênico. Colabore e reponha o que é necessário, ou avise o responsável.
  10. Não suje as paredes seja escrevendo grosserias seja espalhando dejetos.
  11. Não faça barulhos desnecessários,, deixe o gargarejo exagerado, para fazer em casa, sozinho, sem os vizinhos por perto, não no banheiro público lotado do shopping ou no avião.
  12. Não fale nunca sobre seus dejetos. 
  13. Mantenha sempre fechada a porta do banheiro.
  14. Não fale de dentro do banheiro com quem está fora. 
  15. Não demonstre familiaridade excessiva, liberalidade vulgar só porque está no banheiro: nem no clube de futebol, nem na ópera, nem no shopping. Mantenha em todos lugares sua conversa limpa, estar no banheiro não é licença para vulgaridades ou fofocas.

Comentários