Princípios de Boas Maneiras: 9 Ideias do que pode Orientar

1. Tenha REALMENTE qualidades, não apenas pareça tê-las. É melhor ser reconhecido por uma qualidade real do que projetar várias que são apenas aparência de virtude. Por exemplo, não tente parecer erudito repetindo jargões, isso revela mediocridade, não refinamento. Não ostente títulos se você não é conhecido pela sua expertise ou excelência. Prefira ser conhecida como uma dona de casa exemplar se essa é uma de suas tarefas do que estar em muitos lugares e atividades e nem realizar o básico corretamente. Cuidar da família é a atividade mais nobre que existe. Nossa Senhora também a realizou e ela nos espera em cada atividade do dia a dia em família que realizamos com amor.


2. Não presumam qualidades apenas por seus cargos, contatos ou oportunidades de teve. E muito menos tente ostentar superioridade com eles. “ - Meu pai era embaixador.” Se você é um tonto, o título do seu pai não muda isso. A qualidade que conta é a que realmente possuímos.


3. Seja diligente. Faça prontamente o que importa fazer sem reduzir tudo à questão de "estar a fim ou não estar a fim". O que devemos fazer, devemos fazer prontamente, sem adiamentos. Adiamentos e enrolações enfraquecem aquilo que REALMENTE podemos ser e fazer.


4. Em coisas simples, aplique-se e não seja medíocre. Ou seja, tomar banho, trabalhar, cozinhar, estudar não deve ser realizado no modo "chuta e manda". Só conseguiremos realizar grandes coisas na vida se praticarmos nas coisas simples diariamente.


5. Seja pontual, correto e ordenado sempre. Quem só estuda na véspera da prova dificilmente será diferente na universidade ou na forma de trabalhar na vida adulta. Algumas pessoas são organizadas por natureza, mas mesmo que você seja mais informal não se deixe levar por extremos de relativismo tratando mal pessoas e mesmo os objetos por excessos de frouxidão moral.


6. Evite o deslumbramento, a dissipação, e não se deixe levar pelo consumismo, pelo materialismo e muito menos pelo hedonismo. O que acontece quando a fruição é maior que a qualidade que possui.


7. Não seja tão auto suficiente que não precise dos outros. Amar é também receber amor.


8. Não brilhe mais que os outros. Não seja o centro das atenções. Não seja íntimo demais, confiado demais, falante demais, engraçado, espaçoso ou tímido demais. Seja apenas você. Não tente preencher nenhuma expectativa, nem mesmo se ela for promovida por uma preocupação aparentemente boa como querer agradar, ou má como querer parecer rico, espirituoso, etc. quando não é.


9. Todo ato para ser bom precisa ser movido por reta intenção. Conheça melhor as intenções que o movem e melhore sua qualidade pessoal não se permitindo mover-se por invejas, interesses egoístas e outras mesquinharias como ressentimentos, complexos mais ou menos consentidos.

Comentários

📚 Leituras Complementares Sugeridas

🏛️ Vida em Sociedade & Boas Maneiras

Buscando posts relacionados...

✨ Virtudes & Doutrina Católica

Buscando posts relacionados...

⚔️ Série Malum

Buscando posts relacionados...

⛪ Doutrina Católica

Buscando posts relacionados...